DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Propostas de medidas de controle ambiental para a revitalização da área urbana do distrito de Fidalgo em Pedro Leopoldo – MG.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2011) Garcia, Valéria Campos; Curi, Adilson
    A relação entre lavras de rochas ornamentais e espaço urbano tem se tornado conflituosa devido aos impactos diretos causados pelas mesmas, tanto durante o processo de lavra quanto de beneficiamento. Desta forma, a revitalização de espaços públicos que sofrem com a degradação ambiental causada pela mineração surge com o intuito de resquardar e recuperar esses locais. Neste contexto, encontra-se inserido o distrito de Fidalgo em Pedro Leopoldo – MG, região onde se concentra o mais tradicional e importante comércio da “Pedra Lagoa Santa” beneficiada. Todas as serrarias que fazem o beneficiamento da rocha supracitada encontram-se inseridas dentro da área urbana do distrito em questão. Além disso, o distrito é margeado pela Lagoa do Sumidouro que faz parte do Parque Estadual do Sumidouro. O distrito de Fidalgo também faz parte de um dos carstes mais importantes do mundo, o Carste de Lagoa Santa. Por constituir-se de terrenos cársticos, é motivo suficiente para chamar a atenção de todos os seguimentos envolvidos direta ou indiretamente, no sentido de procurar dividir responsabilidade quanto ao seu uso racional. A falta de planejamento e o compromisso com o meio ambiente fazem com que os impactos ambientais (ruído, assoreamento da Lagoa do Sumidouro, descarte de resíduos em área urbana, etc) causados pelo beneficiamento afetem diretamente a área urbana do distrito. Desta forma, este trabalho de dissertação de mestrado visa apresentar mecanismos de controle ambiental que possam minimizar os impactos ambientais causados pelas atividades minerarias ali inseridas. Para isso, foi realizado um diagnóstico ambiental tendo como auxílio as ferramentas do software de geoprocessamento ArcGis 9.2. Através dessa ferramenta foi possível gerar o Modelo de Elevação do Terreno (MET), difinir áreas de APPs, obter uma dimensão real das locações das serrarias, construir mapas hidrográficos, etc. Através dos dados obtidos, foi possível relacionar o espaço onde as serrarias estão inseridas com os impactos causados pelas mesmas, e assim, propor medidas para redução dos impactos e consequente revitalização do distrito de Fidalgo.