DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Atrição de minério de ferro.
    (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Fortes, Fabiana Fonseca; Pereira, Carlos Alberto
    A presença de lamas na flotação reversa do minério de ferro é reconhecidamente prejudicial sob vários aspectos. Tradicionalmente, a deslamagem cumpre o papel de remover parte dessa lama. No entanto, dependendo da porosidade e a forma como ela se apresenta em relação aos minerais e a ganga, a deslamagem pode não ser suficiente para maximizar os resultados da concentração. A retirada das lamas pode ser mais eficiente adotando-se o processo de atrição seguida de deslamagem em meio disperso, no caso dessas lamas estarem aderidas as cavidades dos minerais ou adsorvidas em sua superfície. O atrito entre grãos maiores e mais duros uns contra os outros visando a limpeza superficial pode ser tanto melhor quanto for o ajuste de suas variáveis do processo. A atrição está inserida em fluxogramas de beneficiamento de fosfato e areia industrial. Existem pesquisas quanto sua aplicação para o pré-concentrado de zircão e minério de ferro. Porém, pouco se conhece sobre a influência das variáveis desse processo para o minério de ferro. Esse trabalho teve como objetivo investigar as possibilidades de aumento da recuperação metalúrgica e seletividade na flotação reversa do minério de ferro hematítico, beneficiado na instalação de tratamento de minério de Vargem Grande com a adoção da etapa de atrição da polpa de alimentação, seguida de deslamagem em meio disperso. Utilizou-se o planejamento e análise fatorial para identificação das variáveis significativas da atrição na recuperação metalúrgica e índice de seletividade na flotação reversa do minério de ferro, proveniente das Minas do Tamanduá e Capitão do Mato, Quadrilátero Ferrífero. A partir da realização de testes em escala de bancada, concluiu-se que a velocidade de rotação do impelidor da célula de atrição é o principal efeito da atrição com relação à recuperação metalúrgica na flotação, independente do percentual de sólidos na polpa e do tempo de atrição. As lamas obtidas após a atrição no processo de deslamagem eram compostas essencialmente por hematitas e o concentrado da flotação apresentou baixa porosidade.
  • Item
    Manuseio, estocagem e qualidade do minério de ferro.
    (2012) Fortes, Fabiana Fonseca; Pereira, Carlos Alberto
    Este trabalho busca identificar os impactos do manuseio e da estocagem na qualidade do minério de ferro, com relação às suas características físicas e químicas de maior interesse para a mineradora. Pretende-se identificar as interferências na qualidade do minério ocasionadas pelos equipamentos de manuseio e pela estocagem em pilhas de homogeneização. O estudo é delimitado ao Complexo Vargem Grande (Vale). O espaço temporal foi demarcado com base na formação das pilhas de homogeneização. A pesquisa de campo possibilitou coleta de dados e distinção entre procedimentos rotineiros e casuais nas operações de manuseio. A análise quantitativa é conduzida pelo método estatístico. Conclui-se que as atividades de estocagem e manuseio identificadas são capazes de inserir alterações nas características do minério de ferro. Os estoques tanto contribuem para a redução da variabilidade dos teores de sílica e alumina quanto para a deterioração granulométrica. O manuseio induz a degradação e a segregação. Porém, existe a possibilidade de diminuição do manuseio do minério e redimensionamento dos estoques com vista à maior eficiência do sistema e consequente redução de custo.