DEMIN - Departamento de Engenharia de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/510

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Análise da disposição de rejeito a seco relacionada ao projeto, estruturas de empilhamento e métodos de desaguamento do rejeito.
    (2023) Cruz, Rosy Cristina Amador; Silva, José Margarida da; Miranda, José Fernando; Silva, José Margarida da; Jaques, Daniel Silva; Sousa, Wilson Trigueiro de
    Como método alternativo de disposição de rejeito na mineração, o empilhamento a seco permite que o rejeito seja disposto com menor umidade, proporcionando assim melhor compactação do material e, consequentemente, aumento da resistência ao cisalhamento, possibilitando a construção de uma estrutura autoportante, com necessidade mínima de contenções. Para possibilitar esse tipo de disposição, são necessárias várias etapas e processos antecessores à execução da disposição de fato, que são realizadas de diferentes formas de acordo com o tipo de material, suas características físicas e químicas, região de onde provém, processos de beneficiamento de cada planta, condições e objetivos de cada empreendimento. O presente trabalho aborda as etapas de projeto, planejamento, processos, infraestrutura adequada à execução do empilhamento a seco, métodos de desaguamento do rejeito, assim como alguns dos diferentes tipos de estruturas de pilhas de disposição que vêm sendo executadas no Brasil. Os aspectos relacionados ao projeto para o empilhamento do rejeito a seco são abordados e explorados de maneira geral, sendo alguns casos especificados e exemplificados com o estudo de empreendimentos minerários que utilizam este método, dry stacking, para dispor o rejeito e/ou codispor rejeito e estéril por empilhamento. As informações adquiridas por meio de pesquisas bibliográficas sobre as minerações e osrespectivos métodos de disposição em questão foram analisados, sintetizados e descritos. Alguns desses puderam ser observados e constatados in loco, por meio de visitas técnicas. Foram destacadas características de cada mineração citada e do método de forma geral mediante análise em matriz SWOT, expondo forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. A disposição do rejeito por empilhamento a seco vem então a ser um dos métodos promissores a substituir o convencional, a disposição em barragens, levando-se em consideração as variáveis apresentadas e ressaltando que a mineração brasileira se encontra no início da curva de aprendizado a respeito deste método alternativo, mesmo existindo alguns trabalhos e fóruns técnicos relacionados às melhores práticas.