DECIV - Departamento de Engenharia Civil

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/496

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Um estudo teórico-experimental de vigas metálicas de seção transversal em "5".
    (1996) Armond, Andréa Zadra; Gouveia, Antônio Maria Claret de; Rodrigues, Francisco Carlos; Batista, Eduardo de Miranda; Esteves, Paulo
    Neste trabalho são apresentadas as análises teóricas e experimentais elaboradas para se conhecer o comportamento e a resistência de vigas de seção transversal em "S", fabricadas com chapas finas de aço dobradas a frio. Essas vigas destinam-se principalmente à construção de habitações populares. As análises teóricas foram conduzidas no regime elástico linear sob a ação de cargas estáticas, sendo utilizados para isto um modelo para análise de estruturas prismáticas laminares, o Método dos Elementos Finitos e formulações determinadas a partir da Teoria Clássica de Vigas. Os resultados experimentais foram, então, comparados com as previsões obtidas com os três métodos teóricos e com as prescrições de norma técnica referentes à resistência do elemento estrutural. A comparação entre os resultados teóricos e os experimentais tem por objetivo principal indicar os métodos mais adequados para análise de tensões e deformações dos perfis “S” quando solicitados como vigas.
  • Item
    Análise não-linear do comportamento de pórticos planos metálicos com ligações semi-rígidas.
    (1997) Saldanha, Adelmo Coelho; Rodrigues, Francisco Carlos; Pfeil, Michele Schubert
    O comportamento de pórticos planos metálicos com ligações semi-rígidas é analisado através de um modelo numérico que incorpora a não-linearidade geométrica nos moldes do Método dos Elementos Fintitos (MEF). É empregado um algoritmo combinado que associa os aspectos de convergência do método incrementalinterativo tangente, calculando-se o vetor de cargas desequilibradas através da consideração de movimentos de corpo rígido. Os efeitos devidos às não-linearidades adicionais oriundas da presença das ligações semi-rígidas são considerados através do modelo B-Splines Tensionada para representar o comportamento não-linear da relação momento-rotação das ligações. Com a finalidade de avaliar a performance dos modelos adotados, resultados numéricos obtidos são comparados com resultados experimentais de pórticos planos, deslocáveis e indeslocáveis. Desta forma, também é possível verificar o efeito do contraventamento por diagonais ou apoios laterais nos pórticos com ligações semi-rígidas.