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Resultados da Pesquisa

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    Do distrito à pós-graduação : trajetórias escolares longevas de jovens de camadas populares.
    (2021) Gonçalves, Luana Stéfanni Mendonça; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Campos, Alexandra Resende; Portes, Écio Antônio
    Na primeira década dos anos 2000 o Ensino Superior brasileiro iniciou um processo de expansão e consequente aumento do número das vagas ofertadas. Nesse ínterim, as políticas de ação afirmativa possibilitaram o maior ingresso de jovens das camadas populares nas universidades públicas e privadas. Porém, embora o ingresso no Ensino Superior tenha se tornado possível para muitos, a permanência e a conclusão dos estudos trouxeram novos desafios. Apesar dos empecilhos enfrentados, muitos desses estudantes chegaram à Pósgraduação, em cursos de mestrado e doutorado, inclusive aqueles que são provenientes de pequenas cidades e distritos do interior. A partir da discussão trazida por autores clássicos e contemporâneos da Sociologia da Educação, como Bourdieu, Lahire e Zago, entre outros que discutem a política da educação superior brasileira, como Coulon, Piotto e Portes, entre tantos outros, trouxemos como questão central da investigação: quais são as condições que contribuíram para os estudantes de camadas populares oriundos de distritos conseguissem ingressar e permanecer na Pós-graduação stricto sensu? Assim, a proposta principal desta pesquisa foi investigar as condições que contribuíram para que os estudantes oriundos de distritos distantes da cidade conseguissem ingressar e permanecer na Pós-graduação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Para a elaboração da pesquisa, utilizamos como metodologia a entrevista compreensiva, a fim de conhecer melhor suas trajetórias escolares longevas e, com a ajuda da amostragem “bola de neve”, entrevistamos seis estudantes provenientes de distritos de Ouro Preto e Mariana, ambas cidades mineiras, que estão matriculados ou já concluíram seu doutoramento em diferentes áreas do conhecimento. Os principais resultados nos mostram que, apesar de todas as dificuldades encontradas no ensino básico e na universidade, esses estudantes construíram trajetórias escolares de excelência ao longo da vida acadêmica e, para isso, foram de fundamental importância as mobilizações familiares, com destaque para o papel das mães. A maioria desses estudantes é oriunda de famílias com baixo capital econômico, cultural e escolar, mas com algum capital social. São pequenos produtores rurais e comerciantes nos distritos. Também encontramos outros pontos comuns entre todos os entrevistados, como o deslocamento, a importância da afiliação nos primeiros períodos do curso de graduação e a relevância das bolsas institucionais e de políticas de assistência estudantil para que pudessem permanecer na universidade, dedicandose somente aos estudos. Também foi muito importante para os doutores e doutorandos entrevistados o apoio dos amigos, professores e companheiros. Observou-se, portanto, que ao chegar à Pós-graduação, esses seis jovens já haviam incorporado todas as disposições sociais necessárias para a compreensão da “regra do jogo” escolar e se tornaram excelentes jogadores.
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    Longevidade e excelência escolar de estudantes de camadas populares na pós-graduação stricto sensu.
    (2021) Bento, Elaine Gonçalo; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Portes, Écio Antônio
    A constituição deste objeto de pesquisa no Brasil, a saber, a longevidade escolar de camadas populares, se inspirou inicialmente na literatura francesa e se estabeleceu na sociologia da educação brasileira com os trabalhos de Portes (1993), Viana (1998) e Silva (1999). O acesso de sujeitos de camadas populares ao Ensino Superior brasileiro, sobretudo às universidades públicas, ainda constitui algo estatisticamente improvável para muitos jovens e chegar à pósgraduação stricto sensu pode vir a ser um obstáculo ainda maior. Diante desse cenário, esta pesquisa descreve e analisa estratégias e mobilizações construídas por estudantes oriundos de camadas populares matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal de Ouro Preto para a construção de suas trajetórias acadêmicas e para o seu ingresso no mestrado acadêmico. O arcabouço teórico da pesquisa é constituído por estudos da Sociologia da Educação sobre a longevidade escolar das camadas populares no âmbito da realidade brasileira. Quanto ao percurso metodológico, seguiu-se três etapas: a) aplicação de questionário socioeconômico eletrônico para configuração das características sociais dos estudantes de cursos de pós-graduação de oito áreas do conhecimento; b) realização de entrevistas com cinco estudantes de cursos de mestrado acadêmico; e c) análise interpretativa dos dados coletados. Os resultados obtidos neste estudo mostram que, de um modo geral, o envolvimento das famílias de camadas populares com a escolarização dos filhos se dá de modo heterogêneo e sem um projeto escolar intencional, nota-se que a presença dessas famílias ocorre de modo periférico ao estritamente escolar e por meio de práticas educativas que possibilitam aos sujeitos condições objetivas favoráveis à longevidade escolar para além da graduação, pois os sujeitos pesquisados ascenderam ao mestrado acadêmico. Os resultados desta pesquisa revelam ainda que as trajetórias dos cinco estudantes de camadas populares foram perpassadas por mobilizações familiares e individuais, pela condição de bons alunos, que gostavam da escola e tinham bons resultados escolares, bem como pelo desenvolvimento de estratégias de escolarização de curto prazo em prol de um percurso longevo, ou seja, em prol da ascensão a níveis mais elevados de ensino, como o mestrado acadêmico.
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    A prática dos professores do ensino superior.
    (2010) Gripp, Glícia Salviano
    Este artigo é baseado em uma pesquisa sobre as práticas docentes, realizada em 2007 e 2008 e em outra, iniciada em 2009, ainda em andamento. Busca compreender os mecanismos intervenientes no modo de estruturação do trabalho docente e a implicação diferenciada dos professores nos diversos componentes de sua profissão. A partir da análise qualitativa dos dados obtidos a partir de entrevistas, respostas a um questionário, dados do censo educacional, análise de currículo de professores de instituições diversas, de todas as regiões do país, e de áreas diversas, conclui que o trabalho do professor é multideterminado, dependendo da forma organizacional e das forças internas da instituição na qual exerce seu ofício, da sua inserção no campo disciplinar, das relações entre as disciplinas e das forças políticas mais amplas da sociedade.
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    O habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur : como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor?
    (2011) Cunha, Maria Amália de Almeida; Nunes, Célia Maria Fernandes
    Este artigo pretende analisar a contribuição da disciplina Sociologia da Educação nos processos de formação continuada para professores em exercício. Para tanto, recorremos ao uso do conceito de habitus de Bourdieu, entendido aqui como uma gramática geradora das práticas e que pode ser uma ferramenta útil para um trabalho de formação continuada aos professores da educação básica, uma vez que estes, ao desenvolverem uma prática reflexiva e experimentarem rotinas não prescritivas em sua prática, podem romper a distância que separa o mundo da formação inicial e o exercício de sua prática, campo em que emergem as ambiguidades da profissão. Os trabalhos de formação continuada em parceria com a Universidade podem representar o ‘termo ausente’ que faltava na atividade laboral do professor.