DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item New times, new ways of family relationships : intergenerational education mediated by technologies.(2023) Azambuja, Rosa Maria da Motta; Rabinovich, Elaine Pedreira; Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoIntroduction: The social isolation measures, implemented by many countries in the world as a result from the COVID 19 pandemic, brought changes to families. Many children have physically distanced themselves from their grandparents, but in many cases, technology has brought them together. Objectives: To analyse how grandparents use technology to communicate with their grandchildren during the COVID-19 Pandemic. Methodology: The methodological approach adopted was qualitative. For the research, questionnaires were applied to 15 grandparents residing in large urban centers in different parts of Brazil, regardless of gender, educational or socioeconomic status. Results: The results showed that the contact between the two generations was frequent and full of exchanges of teachings on both sides. Most participants maintained virtual contact with their grandchildren on a daily or weekly basis and the content of the activities varied according to the age group of the grandchildren, but it takes place mainly through conversations, school activities and games. Conclusion: We concluded that, given the need for physical distancing, technologies have become an important instrument for socialization and interaction between grandparents and grandchildren, thus allowing the exchange of teachings between the two generations and the strengthening of family ties.Item Quando os avós administram os deveres escolares : práticas educativas de avós cuidadores dos netos.(2022) Rosa, Denise Costa; Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de; Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoAtualmente, os avós desempenham importante papel na família, principalmente no cuidado dos netos. Inserido na discussão sobre a relação entre avós e netos, este artigo tem como objetivo discutir o papel dos avós cuidadores dos netos no processo de escolarização das crianças. A investigação foi realizada na cidade de Viçosa, MG, e a abordagem metodológica escolhida foi a de cunho qualitativo. A pesquisa empírica se baseou em entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares, que, por diversas circunstâncias, tornaram-se as principais responsáveis por seus netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos, que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. Concluiu-se que as avós entrevistadas mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e contam com a solidariedade de amigos e familiares para as práticas educativas no processo de escolarização deles.Item Idosos trabalhadores : perdas e ganhos nas relações intergeracionais.(2006) Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoEste artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada com idosos de baixa renda que trabalham informalmente nas ruas de Belo Horizonte. As condições de escassez material fazem com que a coabitação seja recorrente entre estes indivíduos, contudo, esta estratégia para diminuir o impacto da pobreza permite às famílias estabelecer também trocas intergeracionais. Se, de um lado, existe o conflito devido à intensa convivência entre várias gerações, de outro, existe a solidariedade e o amparo mútuo dos familiares. Os idosos trabalhadores ocupam papel econômico central na vida das famílias em que os mais jovens estão desempregados ou subempregados, e, assumindo o papel de provedores do domicílio, os idosos mantêm o poder de negociação com as demais gerações com que convivem.