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    Experiências formativas no âmbito do PIBID : um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores supervisores do programa.
    (2017) Martins, Jessica Cristina de Carvalho; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Pena, Geralda Aparecida de Carvalho
    Desde a década de 1990 a discussão sobre a formação docente tem se intensificado no Brasil. E em relação à formação inicial de professores, uma das principais críticas feitas é a ausência da articulação entre as instituições formadoras e as escolas de educação básica, o espaço de atuação profissional dos futuros professores. Neste contexto, algumas iniciativas políticas de apoio e incentivo à docência têm sido desenvolvidas com o objetivo de aproximar as instituições formadoras, e proporcionar aos licenciandos o contato com a realidade do campo de atuação profissional. Entre essas as ações se destaca o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID), que tem como objetivo promover, durante a formação inicial, a inserção dos alunos de licenciatura em escolas públicas, valorizar e incentivar a formação de professores para a educação básica dentre outros objetivos. Para isso, além do acompanhamento dos docentes das IES, denominados como Coordenadores de área, os bolsistas de iniciação à docência contam também com professores supervisores que atuam na rede, os quais são designados para acompanhar os bolsistas. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é investigar se o PIBID tem contribuído para o processo de desenvolvimento profissional dos professores supervisores, no que se refere à promoção da formação continuada baseada na concepção de que a escola é o seu lócus privilegiado de formação (NÓVOA, 1991; CANDAU 1999). A pesquisa foi realizada com quatro supervisores de área do PIBID que atuam em uma escola da rede pública estadual de Ouro Preto – MG. Para obtenção dos dados foram realizadas sessões reflexivas que trataram de temas relativos a formação, a profissão docente e ao trabalho desenvolvimento no âmbito do PIBID, a partir de eixos temáticos e questões orientadoras (SMYTH, 1992). Foi feita a gravação do áudio das sessões e posteriormente foi transcrito. A análise de dados foi fundamentada no método de Analise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011). Os relatos apresentados indicam que as ações do programa têm contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática a partir da aproximação entre IES e escolas, articulando o campo da profissão ao da formação docente, com a valorização da escola como lócus de produção de conhecimento. Diante disso, o PIBID tem proporcionado aos professores supervisores envolvidos, uma formação continuada no próprio contexto da escola, concebendo esse espaço como produtor de conhecimentos e valorizando os saberes da experiência do professor.