DEEDU - Departamento de Educação
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Item Diálogos historiográficos na escrita de Primitivo Moacyr.(2019) Moura, Maria Clara Cobucci Soares de; Carvalho, Rosana Areal de; Carvalho, Rosana Areal de; Hamdan, Juliana Cesário; Gondra, José GonçalvesPrimitivo Moacyr foi redator de debates e documentos parlamentares do Poder Legislativo brasileiro a partir de 1898, aposentando-se em 1933. Antes da aposentadoria lançou seu primeiro livro sobre educação O ensino público no Congresso Nacional: breve notícia, em 1916. Entre 1936 e 1942 Moacyr se dedicou à escrita de quinze livros, dos quais, neste trabalho, selecionamos como fonte os dois livros inaugurais de suas coletâneas: pela Companhia Editora Nacional, dentro da Coleção Brasiliana A Instrução e o Império: Subsídios para História da Educação no Brasil 1823-1853 v.1 e pela Imprensa Nacional, chancelado pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos – INEP, A Instrução e a República: Reforma Benjamim Constant 1890-1892 v.1. A partir da análise destes livros, tendo como objeto as escolhas historiográficas de Moacyr, buscamos reconhecer em que medida a escrita destes livros se aproximam e ou se distanciam das publicações contemporâneas ao autor presentes na Revista do Instituto Histórico e Geográfico (IHGB) e em manuais didáticos de História da Educação publicados entre os anos de 1930 e 1940. Utilizamos a metodologia de pesquisa bibliográfica, incluindo os debates teóricos e educacionais para desenvolvimento da investigação. Concluímos que o autor tinha uma preocupação com a escrita para além da cópia e recorte desinteressado. Seus livros foram fontes importantes para a escrita dos manuais de história da educação consultados. E sua dedicação para a escrita, a escolha por fontes históricas que ultrapassaram a documentação oficial do Estado, a preocupação com relatos dos feitos e a sua construção narrativa o tornam um pesquisador de seu tempo.Item Nacional e continental – Brasil e Américas na perspectiva de Primitivo Moacyr.(2015) Melo, Guaraci Fernandes Marques de; Carvalho, Rosana Areal deEste artigo analisa aspectos da historiografia da educação e argumentos que sustentam os diagnósticos empreendidos e modelos propostos a partir da remissão às experiências provinciais entre o mundo latino-americano e as Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com base na produção de Primitivo Moacyr. Desde a Independência, a situação do Brasil no contexto da América Latina destoou-se pela instalação de um regime monárquico em oposição às repúblicas que surgiram na América Espanhola. Muitas vozes se fizeram presentes no sentido de inscrever o Brasil entre as nações predestinadas à república. Moacyr revela o cenário de penúria da instrução pública nas províncias brasileiras, apesar do volume de recursos destinados; as tensões acerca dos métodos de ensino e criação de escolas normais e absoluto silêncio acerca das realidades dos países vizinhos.