DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item Alfabetização de crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental: saberes e fazeres pedagógicos de professoras das redes pública e privada do município de Mariana/MG.(2020) Santos, Carine Soares dos; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Santiago, Mylene CristinaPensar a prática do professor alfabetizador e o processo de aquisição do sistema de escrita pelo aluno tem sido um desafio constante, particularmente na contemporaneidade, Nesse caso, as ações do professor alfabetizador devem mobilizar conhecimentos e estratégias que melhor respondam às necessidades e demandas dos alunos. Considerando essa perspectiva, este estudo tem por objetivo analisar como as bases teórico-metodológicas, que fundamentam a alfabetização, se manifestam nas percepções e nas práticas de professoras do 1o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares no município de Mariana, Minas Gerais. Para realizar a pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa e instrumentos como a entrevista semiestruturada e observações em campo. Participaram da pesquisa duas professoras, sendo uma de escola da rede particular e outra de escola da rede pública de ensino da cidade de Mariana/ MG. A análise dos dados foi organizada em duas etapas: na primeira, buscamos analisar as respostas das professoras às entrevistas como forma de compreender as percepções que possuem sobre o processo de alfabetização e o seu planejamento e organização do trabalho em sala de aula. Na segunda, buscamos apresentar práticas alfabetizadoras desenvolvidas pelas professoras a fim de compreendermos como as bases teórico-metodológicas do campo da alfabetização se manifestavam. Os resultados nos evidenciam que na fala das professoras os conceitos sobre a alfabetização não aparecem de forma clara demonstrando pouco domínio teórico no exercício de suas práticas. Por outro lado, ao observarmos as práticas, foi possível identificar a manifestação de determinadas bases teóricas no planejamento e na sua execução. Os dados nos levam a considerar que as práticas realizadas pelas professoras, de alguma forma, revelam a utilização de bases teórico-metodológicas da alfabetização, porém, as docentes não evidenciam clareza ou domínio ao falarem sobre as suas concepções. Tais resultados nos permitem considerar que as práticas, muitas vezes, se dão de maneira mecânica e pouco reflexiva, se apoiando em materiais prontos que consideram muito mais a perspectiva do ensino do que a aprendizagem dos alunos.Item A relação entre a formação e a prática docente : o que dizem os coordenadores de área do PIBID/UFOP.(2020) Sales, Fernanda Karine Moura Silva; Nunes, Célia Maria Fernandes; Nunes, Célia Maria Fernandes; Souza, Gilmar Pereira de; Andrade, Ana PaulaO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação indutora de política pública de estímulo e valorização da docência, sobretudo, da formação inicial. Esse programa envolve: bolsistas de iniciação à docência (licenciandos), supervisores (professores da educação Básica), coordenadores de área (professores do ensino superior), coordenador Institucional (professor da IES que coordena o projeto institucional) e coordenação de área de gestão de processos educacionais (professor da IES que auxilia na gestão do projeto institucional, devido a sua proporcionalidade). Os coordenadores de área são professores do ensino superior que fazem a gestão de um projeto, chamado subprojeto, de acordo com a sua respectiva área de formação na instituição de Ensino Superior inscrita no PIBID. Dessa maneira, estudos recentes apontam que os Professores do Ensino Superior (Coordenadores de área) têm despertado o interesse por parte dos pesquisadores do programa, a partir de seus desdobramentos. Pretendemos, então, discutir a contribuição do PIBID para os coordenadores de área. Essa pesquisa tem como objetivo principal identificar e analisar as contribuições do PIBID para a formação e a prática docente dos coordenadores de área da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Buscamos, assim, contribuir para responder à seguinte questão: Em que medida o PIBID/UFOP contribuiu para a formação e a prática docente dos coordenadores de área? Para atender a essa finalidade, utilizamos a abordagem qualitativa e para a construção dos dados, optamos pelos instrumentos de coleta: questionário e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa treze professores coordenadores de área do PIBID/UFOP. Após levantamento e análise dos dados, foi possível constatar que o PIBID/UFOP contribuiu para a formação e a prática docente dos participantes à medida que: oportunizou vivenciar o contato com a escola pública; colaborou com a construção do repertório de conhecimento e escrita sobre suas ações; permitiu o desenvolvimento de materiais didáticos; proporcionou que o grupo de coordenadores de área trabalhasse em conjunto; assim como possibilitou colocar a licenciatura em destaque dentro da universidade.Item A prática docente na EJA multisseriada.(2019) Ribeiro, Ada Guimarães; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Nogueira, Vera LúciaA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996 e, nas últimas décadas, vem sendo alvo de intensas pesquisas e indagações no cenário educacional brasileiro. Com o objetivo de contribuir ainda mais para os estudos sobre a modalidade no país, este trabalho procurou investigar a prática docente em uma classe multisseriada na Educação de Jovens e Adultos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A organização do ensino na EJA em classes multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma realidade nos cinco municípios da Região dos Inconfidentes aqui investigados. Partimos do pressuposto de que professores atuantes em espaços multisseriados lidam diariamente com desafios e estabelecem inúmeras estratégias de trabalho nesses contextos. Para confirmar a nossa hipótese, buscamos compreender, portanto, quais são os desafios e quais são as estratégias mediadas pela prática de um desses profissionais. Em um estudo realizado do tipo estado do conhecimento, verificamos que pouco tem sido produzido sobre a multisseriação na EJA. Assim, o referencial teórico apresentado neste trabalho constituiu-se por estudos realizados sobre a EJA, sobre a multisseriação e sobre a prática docente na EJA. O caminho metodológico escolhido teve como base a abordagem qualitativa. Quatro profissionais atuantes em escolas públicas/municipais, localizadas em Mariana-MG, Acaiaca -MG, Diogo de Vasconcelos-MG e em Ouro Preto-MG participaram desta pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram dois questionários, um utilizado para a obtenção de dados sobre o perfil dos professores e um utilizado para a obtenção de dados sobre as políticas de EJA em cada município investigado. Além disso, realizamos uma entrevista do tipo semiestruturada com professores da EJA e a observação de sua prática docente, com o diário de campo, para registrar as observações realizadas. Ao final da investigação, para a apreciação dos dados obtidos, foram empregadas as técnicas da análise de conteúdo. Os resultados revelam que promover discussões sobre a prática docente no campo da EJA é uma ação extremamente necessária, a grande questão não é apenas o fazer pedagógico, mas sim, inúmeros fatores que estão vinculados a ação educativa, como: questões políticas, formação inicial e continuada dos professores, a oferta de materiais e recursos para a modalidade, a heterogeneidade das turmas, a falta de apoio, suporte pedagógico, e os processos avaliativos realizados pelos professores e pelo sistema escolar. Os professores entrevistados apontaram os desafios enfrentados por eles em suas práticas docentes: atender todos os alunos em suas necessidades e em suas expectativas; a heterogeneidade das turmas; a falta de apoio pedagógico nas escolas; a dificuldade na administração dos conteúdos para a prática docente na EJA multisseriada; a elaboração de planejamentos e elaboração de atividades diferenciadas para os alunos e, a falta de material específico para trabalhar com essa modalidade. Na observação da prática docente, mesmo com os desafios e as dificuldades apontadas pela professora, foi possível notar ações de dedicação, compromisso, esforço, e, carinho pela modalidade, pelos alunos. Observamos aulas dinâmicas, um planejamento flexível e atividades diferenciadas para atenderem aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos da turma observada. Destacamos aqui a urgência em continuar pensando a EJA em suas singularidades, em suas particularidades, como uma modalidade de ensino que necessita da efetivação/reparo das suas bases legais para a promoção e garantia de uma educação de qualidade aos sujeitos que nela frequentam ou irão frequentar. Acreditamos que as informações aqui apresentadas enriquecerão o campo de análise das práticas docente na EJA, e, claro, na EJA multisseriada.