DEEDU - Departamento de Educação

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    Perspectivas de inovação nos projetos políticos pedagógicos e currículos voltados ao ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia : um estudo envolvendo universidades federais do estado de Minas Gerais.
    (2023) Carvalho, Renata Cristina de Souza; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Nunes, Célia Maria Fernandes; Campani, Adriana; Silva, Fernando César
    O cenário atual é marcado por avanços no campo cientifico e tecnológico e pelas transformações expressivas da sociedade quanto à sua função, estrutura e dinâmica. Esse quadro de evoluções e transformações têm influenciado o campo educacional no âmbito do ensino superior. Sugerem mudanças nas prioridades das instituições de modo que adaptem suas estruturas acadêmica, curricular, pedagógica e metodológica para operar de forma conectada a essas demandas contemporâneas. Esse movimento nos conduziu a pensar a inovação no contexto universitário e observar o papel e a importância que os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) podem apresentar, para que inovações sejam propostas e executadas. Por isso, no presente estudo, propôs-se investigar as tentativas de inovação nos projetos políticos pedagógicos (PPP) e currículos voltados ao Ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia, oferecidos na modalidade presencial pelas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. O estudo dividiu-se em duas partes. A primeira parte referiu-se ao enquadramento teórico que subsidia a investigação, contextualizando sobre: 1) aspectos que orientam a formação inicial docente ressaltando a área de ensino de Ensino de Ciências - contextualizando a temática de investigação que abrange essas duas perspectivas e procurando estabelecer relações entre seus aspectos históricos e pedagógicos, bem como as abordagens metodológicas do Ensino de Ciências que são consideradas inovadoras. 2) estudos teóricos sobre as perspectivas e concepções de Inovação – considerando os múltiplos sentidos e variações que o termo invoca e dialogando com temáticas importantes que permeiam os cenários educacionais em virtude das transformações econômicas e socioculturais que se processam com as demandas atuais. A segunda parte contemplou o estudo propriamente dito, por meio de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento para a coleta de dados a análise documental. As informações foram coletadas em fontes primárias, como os documentos técnicos: Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia; Componentes Curriculares; Documentos de Reestruturação Curricular e Ementários. A verificação ocorreu mediante Análise de Conteúdo fundamentada por Laurence Bardin, seguindo três fases pré definidas: pré analise, exploração do material e tratamento dos dados. Nessa análise, foi possível identificar indícios de que os seis PPPs dos cursos de Pedagogia, em suas especificidades, são importantes aliados na promoção de inovações. Estes documentos apresentaram aspectos referentes às perspectivas de Inovação apontadas pelos autores que fundamentaram este estudo. Observou-se que os projetos e inovações caminham juntos quando os objetivos que os direcionam são pensados para uma proposta de formação docente humana, que se preocupa em refletir sobre os diversos saberes, valores, crenças, concepções, que emergem durante o processo formativo. A análise no que tange ao Ensino de Ciências, demostrou a importância de se ressignificar as propostas de formação para que valorizem uma relação horizontal entre os indivíduos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, articulando: teoria e prática, abordagens metodológicas e tecnologias aos objetivos de aprendizagem, bem como aos diversos saberes que emergem nas instituições e nos cursos de formação docente.
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    Perspectiva histórica de uma instituição escolar na região dos inconfidentes : a Escola Família Agrícola Paulo Freire.
    (2020) Gama, Carlos Eduardo da Silva; Jardilino, José Rubens Lima; Santos, Marcelo Loures dos; Jardilino, José Rubens Lima; Santos, Marcelo Loures dos; Campos, Alexandra Resende; Souza, Carlos Bauer de
    A presente dissertação teve como objetivo principal apresentar uma análise das mudanças sociais ocorridas na educação no meio rural, observando o papel do trabalhador nesse processo educativo e compreendendo sua atuação na ruptura do pensamento pedagógico. O trabalho de campo desta pesquisa foi realizado na Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFAP), em Acaiaca (MG), e com base nos apontamentos reunidos em forma de dados buscamos compreender, por meio do método historiográfico, sua trajetória na perspectiva da educação dentro do ambiente rural. A partir de uma abordagem qualitativa, foram empregados os seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e documental, nos termos de Nosella (2012), Silva (2005, 2007), Williams (2011), Campos (2013), e parte empírica, realizada por meio da observação in loco com os jovens estudantes do campo durante as visitas à EFAP. Esse percurso compreendeu aspectos formais da estrutura institucional, a fim de entender, pelas narrativas dos sujeitos, a importância social e cultural da instituição na manutenção da cultura do campo e na permanência desses sujeitos no meio rural. Dentre alguns apontamentos percebidos nessa trajetória de pesquisa, tem-se: enquanto instituição escolar, no que pese sua importância na história da educação brasileira, a Escola Família Agrícola tem sido relegada ao quase esquecimento no que diz respeito a políticas públicas educacionais, embora seu projeto pedagógico mantenha-se com força vital nos primórdios da formação para autonomia e na formação integral, estimulando a constituição de um Sujeito social comprometido. Um segundo elemento nos achados da pesquisa é a constituição de uma formação para além do capital, ainda que visando preparar o jovem para o trabalho, e, finalmente, concluiu-se que a EFAP ainda é um modelo de instituição viável para a formação do jovem do campo, por sua pertinência de ensino e aprendizagem inspirados na Pedagogia da Alternância, apropriada para a formação dos jovens do campo imersos numa “nova ruralidade” que se apresenta hoje no Brasil.
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    O curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de Ouro Preto : a percepção dos seus egressos.
    (2018) Isaac, Margaret Regina de Assis; Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Garbin, Tânia Rossi; Cunha, Maria Amália de Almeida; Nunes, Célia Maria Fernandes
    A proposta deste tema de pesquisa justifica-se pela importância do curso de Pedagogia a distância para a formação de professores. Este trabalho teve como objetivo geral investigar a percepção dos egressos do curso de Pedagogia na modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, no polo de João Monlevade-MG. Recorremos à abordagem metodológica de cunho qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário, bem como o levantamento e análise de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De forma geral, as pesquisas encontradas apontam os aspectos positivos e negativos da educação a distância, bem como os pontos de reflexão que levam à busca de melhoria da educação, a partir do sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise dos dados do questionário demonstrou avaliação positiva do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Ouro Preto pela maioria dos egressos investigados, que se apresentaram como sujeitos comprometidos com a busca da educação continuada, acendendo as esperanças por um despertar de mudanças. Entre os achados da pesquisa, percebemos que a Universidade Federal de Ouro Preto tem, por meio da ação de seus gestores, docentes e demais profissionais, buscado promover espaços de formação a partir de reflexões durante as aulas, e não somente nas disciplinas de carga horária destinada à prática, como é o caso do estágio obrigatório.
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    A formação do gestor educacional : limites e possibilidades após as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006.
    (2016) Fernandes, Maria Helena Lino; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Fernandes, Célia Maria; Albuquerque, Helena Machado de Paula
    Com a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, em 2006, novos rumos foram definidos para a formação do pedagogo. Esse dispositivo legal normatizou o fim da formação de especialistas em administração, inspeção, supervisão e orientação escolar que, por muito tempo, fizeram parte do perfil profissional do egresso em Pedagogia e definiu a docência como a base para a formação desse profissional, articulada à formação de gestores educacionais e pesquisadores. Trabalhos desenvolvidos por diversos estudiosos indicam fragilidades nessa formação como curso generalista com formação fragmentada e que não formará bem o professor nem o gestor. Assim, a pesquisa que resultou na presente dissertação tem, como objeto de estudo, a formação do gestor educacional no curso de Pedagogia e, como objetivo, compreender como essa formação está sendo incorporada pelos cursos de Pedagogia após a homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006. Utilizando uma abordagem de cunho qualitativo esta investigação tem como campo de pesquisa seis Instituições de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais mantidas pelo poder público no âmbito federal. O referencial teórico é composto por autores que discutem a formação do pedagogo como: Libâneo (2008), Pimenta (2011), Franco et al. (2007), Saviani (2012), Pinto (2011), Brzezinski (1996; 2007), Aguiar et al. (2006), entre outros. Para a coleta de dados optou-se pela pesquisa documental e aplicação de questionários a coordenadores, professores e alunos dessas instituições. A análise dos dados toma como base as técnicas de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram aspectos importantes de como vem sendo desenvolvida a formação do gestor educacional por meio dos Projetos Pedagógicos que procuram integrar as dimensões da docência, gestão e pesquisa. De acordo com os depoimentos dos sujeitos que vivenciaram esse processo formativo, a ênfase ocorre na formação do docente. No entanto, o depoimento dos alunos indicou práticas curriculares que possibilitam uma base para a formação do gestor educacional.
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    Formação inicial de professores para a educação básica no Brasil.
    (2011) Albuquerque, Helena Machado de Paula; Haas, Celia Maria; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Este trabalho apresenta os resultados conclusivos da primeira etapa de uma investigação desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas. A pesquisa, com abordagem bibliográfica documental, qualitativa, compreendeu duas etapas: uma, de investigação documental, e outra, empírica, que teve como objetivo investigar o significado de ser pedagogo pelos concluintes do Curso de Pedagogia, após a mudança do projeto pedagógico para atendimento das novas diretrizes curriculares nacionais. Contou com o aporte teórico de Gimeno Sacristán, Albuquerque, Lima, Saviani e outros. Os dados evidenciam a importância e o compromisso das instituições investigadas com a formação inicial dos professores e os projetos pedagógicos apresentam semelhanças no aspecto legal e, ao mesmo tempo, diferenças e características próprias decorrentes das condições internas e locais de cada instituição.
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    Projetos pedagógicos para a formação de professores : um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil.
    (2012) Albuquerque, Helena Machado de Paula; Haas, Celia Maria; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    No presente artigo temos por objetivo estudar comparativamente os projetos pedagógicos institucionais de três universidades da Região Sudeste do Brasil que participam do Projeto de Pesquisa intitulado “O significado de ser pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura”, com propósito de compreender o processo de construção dos respectivos projetos pedagógicos, a partir das exigências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares, aprovadas pela Resolução CNE/CP nº 1/2006. Definiram-se, para tanto, três categorias de análise como critérios para o estudo: a) o significado de ser pedagogo no projeto pedagógico; b) o projeto pedagógico e o currículo; e, c) a nova legislação e o projeto pedagógico. Como resultado reconheceu-se que o cuidado com a legislação é explicitado diferentemente em cada projeto pedagógico, dependendo fundamentalmente dos propositores.