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    Atividades de leitura orientada com crianças : a representação de conceitos e fenômenos presentes em uma obra de divulgação científica.
    (2023) Araújo, João Felipe Viana de; Lima, Guilherme da Silva; Lima, Guilherme da Silva; Almeida, Sheila Alves de; Camillo, Juliano
    Este trabalho objetiva analisar o processo de coprodução de significados a partir de atividades orientadas de leitura do livro de Divulgação Científica O tempo e o espaço de tio Albert, escrito por Russel Stannard, no processo de produção de imagens subjetivas de conceitos, práticas e histórias científicas na consciência de crianças entre 8 e dez anos de idade. Para isso, realizamos quatro atividades de leitura coletiva em uma biblioteca comunitária de um bairro de Ouro Preto-MG. As atividades propiciaram discussões e a produção de desenhos baseados em momentos da narrativa. Adicionalmente, realizamos entrevistas individuais com os participantes mais frequentes. Os registros de pesquisa foram analisados conforme os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Durante a atividade, houve o aparecimento de contradições cuja solução exigia a apropriação de novos conhecimentos por parte das crianças. Essas contradições eram suscitadas quando Conceitos Espontâneos eram mobilizados na formação de Conceitos Científicos (VIGOTSKI, 2018). Para Vigotski, o Conceito Científico é uma categoria referente à organização psíquica do conhecimento, estabelecida por meio de relações de determinação com outros conceitos. Os desenhos criados apresentaram relações com momentos chave da narrativa. As representações remetiam a trechos onde conceitos e fenômenos científicos, como a contração espacial, a propagação da luz e a dilatação temporal, eram explorados e discutidos pelos personagens. Os desenhos foram fragmentados em partes distintas que representam diferentes momentos da narrativa e formam o todo. As partes do desenho foram analisadas de acordo com as contribuições de Vigotski (2014) sobre criatividade e imaginação na infância, sendo categorizados em sua maioria como desenhos de segundo estágio. Os conteúdos presentes nos desenhos expressaram fenômenos e práticas científicas presentes na narrativa e, de certa forma, assimiladas pelos sujeitos. Porém, ao pensarmos no todo, é importante deixar claro que as crianças ainda não conseguiram estabelecer relações de codeterminação entre os conceitos, pois elas ainda não estão num estágio de desenvolvimento propício para a conscientização dos Conceitos Científicos (VIGOTSKI, 2018b). Dessa maneira, as ideias científicas estão presentes, mas não estão relacionadas entre si no todo (desenho). É muito importante frisar que esse contato com novas palavras proporcionado pela Divulgação Científica é o primeiro momento do desenvolvimento dos conceitos. No início as palavras são generalizações do tipo mais elementar e ao longo do desenvolvimento da criança, as generalizações são substituídas por outras de um tipo cada vez mais elevado, até atingir o ápice do processo na formação dos verdadeiros conceitos.
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    Alfabetização e literatura na sala de aula : um estudo sobre práticas de uma professora com crianças de 6 anos.
    (2019) Gonçalves, Daniela de Carvalho Pena; Franco, Marco Antônio Melo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Franco, Marco Antônio Melo; Jorge, Liliane dos Santos; Aragão, Cleudene de Oliveira
    Os estudos recentes no campo da alfabetização e da literatura têm demonstrado a relevância da abordagem dos textos literários em práticas pedagógicas desde o início do processo de escolarização como instrumento para aprendizagem sobre a língua escrita e formação do leitor. Considerando esses aspectos, a pesquisa aqui apresentada buscou investigar a prática pedagógica de uma professora no trabalho com a literatura infantil no processo de alfabetização de crianças de seis anos. O campo de pesquisa contemplou uma turma de primeiro ano de uma escola da Rede Municipal de Educação de Itabirito, Minas Gerais. Para desenvolver a pesquisa, a abordagem metodológicas se deu numa perspectiva qualitativa, em que foram usados instrumentos variados para a coleta de dados, como a observação da prática docente, entrevista semiestruturada realizada com a professora participante, anotações no diário de campo e gravações audiovisuais. O embasamento teórico da pesquisa está alicerçado em trabalhos sobre alfabetização e letramento como os de Soares (2008), Ferreiro e Teberosky (1999), Morais (2005), Rojo (2010) e referentes a literatura infantil e o processo de letramento literário pautados em Cosson (2006), Paiva (2008), Machado e Corrêa (2010). Para as análises, foram selecionadas aulas que evidenciaram as práticas e espaços de inserção da literatura infantil no processo de alfabetização. Como resultados, a pesquisa evidenciou que: (i). a literatura infantil foi utilizada nas ações pedagógicas da docente em: práticas de leitura em voz alta, práticas com foco em habilidades de consciência fonológica, práticas de produção textual, práticas de promoção de leituras espontâneas dos alunos e práticas fundamentadas em perspectivas inovadoras e perspectivas tradicionais; (ii). os critérios para seleção do material de leitura relacionavam-se às crenças da professora quanto a especificidades da turma, aos fins pedagógicos e moralistas; (iii). as estratégias de mediação empregadas pela docente objetivaram propiciar aos alunos o prazer em ouvir as histórias e evocar algum tipo de ensinamento. É possível concluir, frente aos resultados, que a prática da docente apresentou elementos advindos de sua formação continuada, de suas crenças, bem como de sua ação pedagógica diversificada na utilização dos livros ofertados para aprendizagem da criança sobre a língua escrita por meio da literatura. Entretanto, há que se investir na articulação do domínio do sistema alfabético com conhecimentos sobre a língua escrita e seu uso na busca pela constituição de uma comunidade de leitores ativos e autônomos.