DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    O desenvolvimento de compreensões sobre a abordagem de questões sociocientíficas no ensino por futuros professores de química.
    (2021) Silveira, Bárbara Dias; Mozzer, Nilmara Braga; Mozzer, Nilmara Braga; Nunes, Célia Maria Fernandes; Conrado, Dália Melissa
    Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento das compreensões por futuros professores de Química sobre a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências durante um processo formativo. Ele se pauta na perspectiva de formação de professores que visa preparar o profissional para uma atuação humana, social e política, por meio da reflexão e da articulação teoria-prática. As QSC são entendidas como problemas complexos e controversos que abrangem diferentes âmbitos do conhecimento (científico, social, político, ambiental, entre outros) e, por essa razão, a sua abordagem educacional necessita contemplar aprendizagens em diferentes dimensões dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal). Esses pressupostos nortearam a presente pesquisa, realizada com futuros professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que cursavam o 7º período do curso de Química Licenciatura e que participaram de um processo formativo no qual: vivenciaram uma Sequência Didática (SD) baseada em QSC; analisaram trechos de uma experiência de ensino com QSC; participaram de um curso de curta duração sobre a temática; e elaboraram uma SD baseada em QSC. Dois dos futuros professores participantes foram selecionados como amostra. Os dados foram registrados em vídeo e áudio e a SD elaborada pelos futuros professores pesquisados também fez parte do corpus de dados. As transcrições de episódios reflexivos manifestados durante as discussões e na entrevista realizada ao final do processo, além da SD elaborada pelos futuros professores, foram analisados com base na metodologia de análise textual discursiva. Em suas reflexões os futuros professores manifestaram diferentes compreensões, como aquelas sobre: as relações entre as dimensões CPA de conteúdos na abordagem educacional de QSC; o papel norteador da dimensão atitudinal nessa abordagem; a natureza contextualizadora dessa abordagem e o papel da articulação teoria-prática no desenvolvimento dessas compreensões durante a formação docente. Observamos que as características da proposta formativa foram imprescindíveis para o desenvolvimento das compreensões pelos futuros professores. Como possíveis implicações dos resultados dessa pesquisa apontamos que se faz necessário que a formação de professores seja pautada em um ensino reflexivo, crítico, coletivo e emancipatório, em que abordagens problematizadoras e contextualizadoras como as QSC sejam tratadas e compreendidas e que novos estudos precisam ser conduzidos para avaliar os impactos das compreensões desenvolvidas pelos futuros professores em suas práticas futuras.
  • Item
    Em quem e no que confiar? : análise de conhecimento funcional de natureza da ciência de licenciados em química.
    (2021) Oliveira, Jordana Alves de; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Pagliarini, Cassiano Rezende; Moura, Cristiano Barbosa
    Nesta pesquisa investigamos como licenciandos em Química utilizam conhecimentos de natureza da ciência (NdC) para analisar afirmativas relacionadas a uma controvérsia em relação as dietas low carb e low fat e também como esse conhecimento relaciona-se com o posicionamento deles na resolução de uma questão sociocientífica (QSC) sobre o consumo de carne animal. Utilizamos uma QSC alinhada a uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente para trabalhar NdC, considerando-se a pertinência do ensino contextualizado de NdC. Adotamos a proposta Whole Science (ciência integral) de autoria de Douglas Allchin (2011 e 2017) para o ensino e análise das compreensões dos licenciandos sobre NdC, devido ao foco no conhecimento funcional, isto é, que contribui na análise de casos e tomadas de decisão. Para alcançar os objetivos da pesquisa, analisamos um recorte de aulas de uma sequência didática (SD) utilizando o referencial teórico de Allchin, a partir das dimensões da confiabilidade da ciência, e de critérios para análise de conhecimento funcional, conforme trabalho de Mendonça et al. (no prelo). Os licenciandos tiveram que responder algumas perguntas sobre as atividades da SD e redigir um parecer final sobre a QSC, o que constituiu o corpus de análise desta pesquisa. Evidenciamos que maior parte dos licenciandos conseguiram fazer uso dos conhecimentos de NdC de maneira funcional para as questões analisadas. Ao fazerem uso de tais conhecimentos, julgamos que conseguiram pensar nos princípios propostos por Allchin de questionar em quem e no que confiar, quando eles analisaram criticamente as pesquisas em relação às dietas low carb e low fat. Além disso, identificamos que essa análise contribuiu para decisão sobre o consumo de carne animal no parecer final, porque todos concordaram que não haviam pesquisas que apresentassem dados suficientes em relação aos malefícios de gorduras para a saúde humana e assim optararam por uma dieta balanceada, por considerarem as fontes de proteínas e gorduras importantes nas dietas. Também percebemos que o modo como as questões foram elaboradas, de forma contextualizada, permitiu que os licenciandos conseguissem relacioná-las com os aspectos de NdC de maneira funcional. Os resultados também indicaram que conseguimos explorar o conhecimento de NdC além da dimensão declarativa, pois analisamos a concordância entre o uso dos aspectos de NdC com as justificativas. Defendemos assim que os professores de Ciências trabalhem em sala de aula com os problemas reais para discutir sobre ciência com os estudantes e que um passo promissor para tal inclusão passa pela sua inserção na formação inicial de professores.