DEEDU - Departamento de Educação

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    O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
    (2017) Coutinho, Luciana Gageiro; Andrade, Cláudia Braga de
    Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar.Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.
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    Psicanálise e educação : um percurso de inquietações.
    (2012) Rahme, Mônica Maria Farid
    Neste artigo, partimos de algumas leituras produzidas no campo psicanalítico sobre a questao educacional, enfocando, sobretudo, as problematizações introduzidas por Freud em torno da impossibilidade do educar e de sua interface com a renúncia pulsional. Em seguida, pautamos o educar na contemporaneidade, quando a lógica do discurso capitalista marca as formas de constituição do laço social, como assinalou Lacan, e evidencia a busca de satisfação pela via do acesso a objetos, a proximidade ciência capital e o fortalecimento das lógicas de mercado. Esse processo traz implicações relevantes para o cotidiano escolar que, a cada dia mais exigido do ponto de vista da produção, precisa criar novas formas de lidar com as demandas que emergem dos sujeitos.