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    A trajetória da professora Hebe Maria Rôla Santos no contexto educacional da cidade de Mariana-MG (1960-1990).
    (2021) Tavares, Ana Maria; Hamdan, Juliana Cesário; Hamdan, Juliana Cesário; Chamon, Carla Simone; Jardilino, José Rubens Lima
    Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa Formação de Professores, Instituições e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Seu objetivo é analisar a trajetória da professora Hebe Maria Rôla Santos entre 1960 e 1990, seu período de maior atuação na cidade de Mariana-MG. A professora Hebe Maria Rôla Santos é licenciada em Língua Portuguesa e Francesa e possui especialização em produção de textos, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982). Dona Hebe Rôla, como é conhecida, atuou como diretora e professora de várias instituições de ensino: na Escola Estadual de Bandeirantes; na Escola Estadual Dom Silvério, colégio que ajudou a fundar; na Escola Estadual Coronel Benjamim Guimarães, onde atuou como diretora; na Pontifícia Universidade Católica; e na Universidade Federal de Ouro Preto, onde é professora emérita. Dona Hebe é escritora, folclorista e foi a primeira mulher a presidir a Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, desde 2017. Aos 89 anos, continua atuante na sociedade marianense, e desenvolve diversos projetos no âmbito da educação, da cultura e da preservação patrimonial. Para a metodologia, o principal instrumento de geração de dados se deu pela realização de entrevistas com a biografada. Assim, procurei refletir sobre a metodologia da história oral como um percurso teórico e também uma fonte privilegiada para esclarecer trajetórias de vida e sobre a importância das reflexões sobre memórias. Optei pelo aporte teórico da Nova História, por considerar que esta trouxe diversas inovações e incluiu a história das mulheres. Este trabalho se propôs, assim, a conhecer Dona Hebe Rôla, como professora e gestora de escolas públicas, para compreender a natureza de suas práticas e buscar responder em que medida elas podem ser consideradas inovadoras, ou não, em relação aos métodos e aos discursos que estavam sendo propostos no período analisado. Além disso, buscou-se conhecer que fatores presentes na trajetória da professora permitiram que ela tivesse uma atuação diferenciada e se destacasse como professora na cidade de MarianaMG. Em relação às práticas educativas da professora, concluímos que muitas estavam em consonância com as leis e os pareceres que estavam em vigor no período analisado, porém Dona Hebe inovou ao modificar essas práticas de acordo com a realidade da escola e da sala de aula.
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    As contribuições do Curso Mídias na Educação para o redimensionamento da prática pedagógica dos professores da educação básica.
    (2020) Alves, Luan Henrique; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Furtado, Maria Aparecida Silva
    Defronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem seus conhecimentos e desenvolvam suas habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade a seus alunos. Face ao exposto, e sabendo que algumas ações formativas não impactam a prática dos professores, elaboramos a seguinte questão problema: quais os desdobramentos do Curso de Especialização em Mídias na Educação (CEME), ofertado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP) na prática pedagógica dos professores egressos, no que concerne a utilização das mídias no processo de ensino e de aprendizagem? Para conduzir a investigação traçamos os seguintes objetivos: identificar e discorrer sobre as finalidades e intenções que conduziram o processo formativo viabilizado pelo CEME; identificar como e se esses professores utilizavam/utilizam as mídias (TV e vídeo, informática, rádio e impresso) em suas aulas antes e após a participação no CEME; avaliar se o CEME contribuiu para o redimensionamento da prática pedagógica dos professores participantes; e, por fim, compreender as contribuições do CEME para a integração das mídias como ferramentas de suporte didático-pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem, na percepção dos egressos. O presente estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa e utilizou, como instrumentos para construção dos dados, o questionário on-line e a análise documental. Os dados foram submetidos ao método da análise de conteúdo observando as recomendações de Bardin (1977). Obtivemos o retorno de 32 dos 123 questionários propostos, totalizando uma adesão de 26% dos sujeitos à pesquisa. Por meio do tratamento dos dados, foi possível a elaboração de três categorias de análise, a saber: (i) concepções teóricas e intencionalidades da formação continuada; (ii) a utilização das mídias se tornou prática cotidiana durante minha rotina de trabalho docente; e (iii) o curso me trouxe um conhecimento que ainda não tinha e me deu segurança para quebrar os paradigmas que estava habituada. A análise dos dados evidenciou que as reflexões teóricas oportunizadas pelo CEME fomentaram mudanças nas práticas dos professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Notamos, de igual modo, que essa integração tem ocorrido por meio da observância das especificidades do contexto que estão inseridos, associada às particularidades de cada mídia e articulada com os objetivos pedagógicos que se pretende alcançar. Não obstante, identificamos alguns sujeitos que mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos reduzindo-as a meros recursos de distração e desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm.
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    A internet na educação : o site como uma ferramenta educacional.
    (2018) Freitas, Michelle Ramos de; Mendes, Cláudio Lúcio; Mendes, Cláudio Lúcio; Corrêa, Hércules Tolêdo; Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
    Nesta pesquisa, nos propomos a investigar o contexto de produção dos sites das escolas da cidade de Mariana-MG, levando em consideração a cultura digital construída nesse ambiente. Sabemos que os artefatos tecnológicos são usados com assiduidade pela sociedade, principalmente pelos jovens, por isso, pretendemos entender os motivos pelos quais essas ferramentas não são utilizadas com frequência no âmbito escolar. Nesse sentido, constituiu-se, como objetivo dessa dissertação, discutir o contexto de produção dos sites das escolas de Mariana-MG, a fim de compreender a lógica de funcionamento dos sites para atingir o público escolar e a comunidade. Vale ressaltar que, do total de 52 escolas da cidade de Mariana-MG, apenas cinco possuem sites. Fizemos uma discussão sobre a necessidade social e cultural de se ter um site. Para isso, analisamos os cinco sites e coletamos dados dos agentes escolares de duas dessas escolas, Centro Educacional Arte do Saber e Colégio Providência. Dessa forma, o estudo se insere na perspectiva da abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se das seguintes metodologias: 1) Entrevista netnográfica e observacional via WhatsApp em um grupo de mães e um de alunos; 1.1) Como instrumentos de pesquisa: o questionário (aplicados aos pais, professores, alunos e à direção/coordenação pedagógica) e um diário de campo para anotar todos os detalhes e reflexões a partir das visitas às escolas; 1.2) Entrevista face a face com os produtores dos sites das escolas; 1.3) Análise bibliográfica de plataformas que permitem criar sites grátis. Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas aproximações, principalmente, com os estudos históricos e filosóficos de Deleuze, Donna Haraway, Paula Sibilia, Hari Kunzru, Tomaz Tadeu, Marcus Doel, Nikolas Rose e outros, em torno da subjetivação e das práticas culturais da sociedade, e, como inspiração, utilizamos a argumentação em torno dos Estudos Culturais. A partir dos dados coletados, observamos que os produtores dos sites construíram as páginas com a finalidade de divulgar os procedimentos escolares e com o intuito de destacar as informações básicas e os eventos realizados, além de promoverem a interação com a comunidade escolar. Porém, notamos, pelos dados dos questionários e da entrevista netnográfica, que o acesso aos sites não ocorre com frequência e, quando ocorre, os navegantes não encontram todas as informações que desejam. Assim, podemos dizer, à luz dos modos de subjetivações e das práticas culturais, que cada escola tem seu modelo de sistematização das informações nos seus respectivos sites. Isso se deve às particularidades, objetivos e intenção de cada um. Todavia, não é possível visualizar, nos sites, a cultura escolar como um todo, pois não trazem todas as atividades pedagógicas realizadas, o que observamos são informações gerais sobre o funcionamento da escola. Portanto, cada site tem o seu foco e se direciona a um determinado público. Assim, essa pesquisa contribuiu para analisar a perceptibilidade sobre os impasses e as potencialidades provenientes do uso de tecnologias digitais no contexto escolar, no nosso caso, de sites, bem como colaborar com novas propostas educacionais, integrando esses novos recursos no ambiente escolar.