DEEDU - Departamento de Educação
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Item Fronteiras em falso : a escrita da tensão memória-história em “O outro pé da sereia”, de Mia Couto, e “Bom dia Camaradas”, de Ondjaki.(2020) Tripodi, Maria do Rosário FigueiredoDiscute-se, no presente trabalho, a reconstrução da identidade, por meio de processos desencadeados pela memória do vivido, mas, tendo como elemento central de análise, a produção do discurso formulado de um lugar discursivo que é do “Outro”, do colonizador. A análise da tensão de re-estruturação do “Eu”, a partir da língua desse Outro, é desenvolvida na perspectiva comparada de dois romances: “O outro pé da sereia”, de Mia Couto, e “Bom dia Camaradas”, de Ondjaki, considerando, em ambos, o processo de construção da identidade do narrador. Para tanto, utiliza-se como categoria teórica privilegiada os trabalhos localizados na interface da teoria da literatura, que trabalham com a temática do tempo e os estudos culturais.Item Da construção ao rompimento com a tradição : o Colégio Ordem e Progresso da Polícia Civil de Minas Gerais.(2018) Pereira, Karla Karoline; Carvalho, Rosana Areal de; Carvalho, Rosana Areal de; Pereira, Matheus Henrique de Faria; Nascimento, Adilson de OliveiraO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o percurso histórico do originalmente Colégio Ordem e Progresso, hoje, Escola Estadual Ordem e Progresso, unidade escolar de educação básica, vinculada à Polícia Civil de Minas Gerais. Propomos que alguns movimentos de questionamento do status quo da instituição ao longo da segunda década dos anos 2000 apresentam-se como resposta à sua obstinação em evocar uma tradição, lastreada na memória institucional da escola, muito vinculada aos primeiros vinte anos de sua existência – 1962 a 1984, recorte temporal contemplado pelo trabalho. Ao longo dessas duas décadas iniciais, destacamos dois elementos que consideramos relevantes para a conformação da identidade institucional, quais sejam a permanência de um único diretor escolar no cargo, o delegado de polícia José Spártaco Pompeu e a vigência do Regime Militar. Tendo isso em vista, busca-se discutir alguns eventos recentemente vivenciados pela escola em um cenário no qual memória, tradição e mudança são elementos de um embate sóciopolítico em que a comunidade do entorno, apoiada pela Secretaria de Estado de Educação, reivindica o direito de acessar as vagas disponíveis, enquanto a escola, por entender-se como uma escola sui generis, defende a reserva de vagas aos dependentes de policiais civis.