DEEDU - Departamento de Educação

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Resultados da Pesquisa

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    As contribuições do Curso Mídias na Educação para o redimensionamento da prática pedagógica dos professores da educação básica.
    (2020) Alves, Luan Henrique; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Furtado, Maria Aparecida Silva
    Defronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem seus conhecimentos e desenvolvam suas habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade a seus alunos. Face ao exposto, e sabendo que algumas ações formativas não impactam a prática dos professores, elaboramos a seguinte questão problema: quais os desdobramentos do Curso de Especialização em Mídias na Educação (CEME), ofertado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP) na prática pedagógica dos professores egressos, no que concerne a utilização das mídias no processo de ensino e de aprendizagem? Para conduzir a investigação traçamos os seguintes objetivos: identificar e discorrer sobre as finalidades e intenções que conduziram o processo formativo viabilizado pelo CEME; identificar como e se esses professores utilizavam/utilizam as mídias (TV e vídeo, informática, rádio e impresso) em suas aulas antes e após a participação no CEME; avaliar se o CEME contribuiu para o redimensionamento da prática pedagógica dos professores participantes; e, por fim, compreender as contribuições do CEME para a integração das mídias como ferramentas de suporte didático-pedagógico no processo de ensino e de aprendizagem, na percepção dos egressos. O presente estudo caracterizou-se como pesquisa qualitativa e utilizou, como instrumentos para construção dos dados, o questionário on-line e a análise documental. Os dados foram submetidos ao método da análise de conteúdo observando as recomendações de Bardin (1977). Obtivemos o retorno de 32 dos 123 questionários propostos, totalizando uma adesão de 26% dos sujeitos à pesquisa. Por meio do tratamento dos dados, foi possível a elaboração de três categorias de análise, a saber: (i) concepções teóricas e intencionalidades da formação continuada; (ii) a utilização das mídias se tornou prática cotidiana durante minha rotina de trabalho docente; e (iii) o curso me trouxe um conhecimento que ainda não tinha e me deu segurança para quebrar os paradigmas que estava habituada. A análise dos dados evidenciou que as reflexões teóricas oportunizadas pelo CEME fomentaram mudanças nas práticas dos professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Notamos, de igual modo, que essa integração tem ocorrido por meio da observância das especificidades do contexto que estão inseridos, associada às particularidades de cada mídia e articulada com os objetivos pedagógicos que se pretende alcançar. Não obstante, identificamos alguns sujeitos que mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos reduzindo-as a meros recursos de distração e desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm.
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    Experiências formativas no âmbito do PIBID : um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores supervisores do programa.
    (2017) Martins, Jessica Cristina de Carvalho; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Pena, Geralda Aparecida de Carvalho
    Desde a década de 1990 a discussão sobre a formação docente tem se intensificado no Brasil. E em relação à formação inicial de professores, uma das principais críticas feitas é a ausência da articulação entre as instituições formadoras e as escolas de educação básica, o espaço de atuação profissional dos futuros professores. Neste contexto, algumas iniciativas políticas de apoio e incentivo à docência têm sido desenvolvidas com o objetivo de aproximar as instituições formadoras, e proporcionar aos licenciandos o contato com a realidade do campo de atuação profissional. Entre essas as ações se destaca o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (PIBID), que tem como objetivo promover, durante a formação inicial, a inserção dos alunos de licenciatura em escolas públicas, valorizar e incentivar a formação de professores para a educação básica dentre outros objetivos. Para isso, além do acompanhamento dos docentes das IES, denominados como Coordenadores de área, os bolsistas de iniciação à docência contam também com professores supervisores que atuam na rede, os quais são designados para acompanhar os bolsistas. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é investigar se o PIBID tem contribuído para o processo de desenvolvimento profissional dos professores supervisores, no que se refere à promoção da formação continuada baseada na concepção de que a escola é o seu lócus privilegiado de formação (NÓVOA, 1991; CANDAU 1999). A pesquisa foi realizada com quatro supervisores de área do PIBID que atuam em uma escola da rede pública estadual de Ouro Preto – MG. Para obtenção dos dados foram realizadas sessões reflexivas que trataram de temas relativos a formação, a profissão docente e ao trabalho desenvolvimento no âmbito do PIBID, a partir de eixos temáticos e questões orientadoras (SMYTH, 1992). Foi feita a gravação do áudio das sessões e posteriormente foi transcrito. A análise de dados foi fundamentada no método de Analise de Conteúdo, proposto por Bardin (2011). Os relatos apresentados indicam que as ações do programa têm contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática a partir da aproximação entre IES e escolas, articulando o campo da profissão ao da formação docente, com a valorização da escola como lócus de produção de conhecimento. Diante disso, o PIBID tem proporcionado aos professores supervisores envolvidos, uma formação continuada no próprio contexto da escola, concebendo esse espaço como produtor de conhecimentos e valorizando os saberes da experiência do professor.
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    A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.
    (2017) Maia, Eliana do Nascimento Libanio; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Esteves, Maria Manuela Franco
    A formação do professor de EJA é vista, na atualidade, como um desafio. Muitos autores dialogam sobre essa temática e procuram identificar as possibilidades de formação que se realizam no início e durante a carreira docente. Os trabalhos, em geral, se concentram em verificar como ocorre a formação por meio da observação das particularidades do público atendido por esses docentes. Com o objetivo de contribuir com as discussões sobre a formação continuada dos professores da EJA, esta pesquisa procurou identificar a formação continuada dos docentes que atuam na EJA na Região dos Inconfidentes, compreender como esses professores se formaram e vêm se formando ao longo dos anos de docência, e identificar as necessidades específicas para o trabalho do professor que atua na EJA. O referencial que direciona a presente investigação é constituído pelos autores Nóvoa (1999), Jardilino e Araújo (2014), Santos (2014), Gatti, Barreto e André (2011), Freire (1996), Soares (2008), Arroyo (2005), dentre outros que discutem a formação continuada, a profissão e a condição docente, assim como as legislações instituídas para a formação do professor. Essa investigação caracteriza-se pela abordagem qualitativa e o instrumento escolhido para a produção dos dados foi a entrevista semiestruturada, que permite apresentar mais dinamicidade na interação com os participantes. O campo da pesquisa foi constituído pelas instituições municipais e estaduais que se localizam nas cidades de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, na Região dos Inconfidentes-MG. Os dados produzidos foram avaliados com base na Análise do Conteúdo, na busca de construir elementos de reflexão a partir da problemática instituída. Os resultados dessa pesquisa indicam que há pouca oferta de formação continuada que discute as problemáticas dos professores de EJA. Evidenciam também que a concepção de formação ainda está atrelada ao modelo técnico e que ainda há a necessidade de se pensar uma formação que contemple as especificidades dessa modalidade de ensino. Espera-se que os resultados possam colaborar com os estudos da área da formação docente na procura de qualidade na educação e, principalmente, que contribua com a formação do professor que vai atuar na EJA.