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Resultados da Pesquisa

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    Relato da experiência com o movimento de aprender e ensinar geografia : uma articulação necessária.
    (Ponta Grossa, 2020) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Ferreira, Wellington Rodrigo
    A vivência da formação de professores inclui as intensas reflexões acerca das possibilidades de potencializar o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia e como objeto desta pesquisa, tem-se a reflexão sobre a experiência vivenciada com futuros professores em relação a construção de maquete e realização de trabalho de campo. Para tal, pretende-se relatar nesta pesquisa de natureza qualitativa, sobre as ações e práticas desenvolvidas com o intuito de refletir sobre as contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia com as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Percebeu-se que tanto o trabalho de campo quanto o processo de confecção de maquete são ferramentas importantes no processo de ensino e de aprendizagem de Geografia, no sentido de contribuir para a construção de conhecimentos, pela possibilidade de motivar os alunos, por promover a aprendizagem de forma concreta ao vivenciarem na prática os conceitos, fatos e fenômenos geográficos que foram trabalhados em sala de aula.
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    Inserção de tecnologias no ensino de geografia : análise das contribuições de uma parceria com professores dos anos iniciais da educação básica.
    (2017) Paulo, Jacks Richard de; Endo, Maria Antônia Tavares de Oliveira; Bertin, Marta
    Este artigo analisa uma parceria de formação continuada sobre inserção de tecnologias no ensino e aprendizagem de Geografia nos Anos Iniciais da Educação Básica, envolvendo cinco professores da cidade de Ouro Preto-MG. Procedeu-as ao levantamento da prática dos professores com uso das tecnologias e a mediação dos professores universitários sobre novas possibilidades práticas. Constatou-se que a parceria pode contribuir para a inserção de tecnologias, em destaque ao abordar conceitos e construir conhecimentos necessários para a leitura e representação de mundo.