DEEDU - Departamento de Educação

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Resultados da Pesquisa

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    Professores homens nas primeiras etapas da educação básica : dilemas e enfrentamentos.
    (2022) Oliveira, Rosilane Katia de; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Torres, Marco Antônio
    O artigo discute resultados de uma pesquisa realizada com pais professores homens da Educação Básica em cinco cidades mineiras. Primeiramente, realizamos um mapeamento da presença destes docentes nas escolas de educação básica nos municípios investigados, nas esferas municipais e estaduais, na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. Em seguida, cotejamos esses dados com a produção científi ca produzida nas duas últimas décadas sobre o tema, enfatizando os estudos que investigaram a presença masculina na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que o número de professores homens na docência aumenta à medida em que se avança no nível de ensino, comportamento estatístico também presente no conjunto dos docentes do país. A análise da produção científi ca demonstrou que os professores do sexo masculino, ao se inserirem nas primeiras etapas da educação básica, passam por dilemas e enfrentamentos para permanecer na profi ssão e, muitas vezes, são submetidos às provas de uma pretensa e idealizada “idoneidade” para serem aceitos pela comunidade escolar.
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    As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.
    (2022) Santos, Fernanda Franco; Nunes, Célia Maria Fernandes; Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
    Esse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de COVID-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia.
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    Professores iniciantes de Educação Física : seus desafios, seus dilemas e suas aprendizagens profissionais.
    (2021) Fernandes, Júnia Mara; Nunes, Célia Maria Fernandes; Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Gariglio, José Angelo
    O ingresso na carreira docente é uma etapa importante do longo e contínuo processo de aprendizagens que constitui a formação de professores e se configura como uma fase de transição, na qual esses indivíduos passam da condição de estudantes para profissionais e têm seus conhecimentos confrontados com a realidade escolar. Durante esse período, os professores podem experimentar diferentes estágios, como o choque com a realidade e o entusiasmo inicial com a profissão. O início da docência em Educação Física apresenta singularidades decorrentes das especificidades da própria disciplina e da posição que ela ocupa na hierarquia curricular. Nesse sentido, o objetivo desta investigação consistiu em analisar o processo de iniciação à docência em Educação Física, na perspectiva dos professores egressos da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida a partir dos seguintes instrumentos de obtenção de dados: questionário e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física egressos da referida instituição com até cinco anos de atuação profissional na Educação Básica. Os resultados mostraram que as condições de trabalho encontradas por esses professores favoreceram o estágio de “sobrevivência”. Para os participantes, o início da docência foi marcado pela falta de perspectivas e de estabilidade na carreira, em contextos de trabalho determinados pela precariedade estrutural e material das aulas de Educação Física. Dentre os aspectos importantes do processo de iniciação à docência, os mais enfatizados pelos participantes foram os desafios encontrados no contexto escolar. Os professores listaram 18 dilemas ou situações adversas que prejudicaram sua atuação profissional, como: a falta de estabilidade na carreira, o choque com a realidade, a precariedade de espaço e de materiais específicos para o desenvolvimento das aulas, as intempéries do tempo, a falta de interesse dos alunos em participar das aulas e a resistência deles em relação aos conteúdos da Educação Física. Esses e outros dilemas foram responsáveis por desencadear diversos sentimentos negativos em relação à docência, como insegurança, apreensão, desânimo, frustração e desespero. Observamos que nem todos os professores entrevistados experimentaram o estágio da “descoberta”, porém todos vivenciaram a “sobrevivência”. Em relação às aprendizagens significativas ao processo de se tornar professor, os participantes destacaram a formação inicial, principalmente a vivência nos estágios e a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), os conhecimentos adquiridos com a própria prática, a autoformação baseada em consultas à internet, o diálogo com os pares e alguns cursos de pós-graduação realizados a partir das necessidades percebidas no contexto escolar.
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    Clima disciplinar e práticas pedagógicas dos docentes : construção de dois instrumentos de pesquisa.
    (2021) Alves, Ranna; Silva, Luciano Campos da; Matos, Daniel Abud Seabra; Silva, Luciano Campos da; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Moriconi, Gabriela Miranda
    Essa pesquisa teve como objetivo a construção de dois instrumentos de pesquisa de caráter quantitativo para a realização de diagnósticos do clima disciplinar em salas de aula de escolas públicas e privadas, bem como de características e práticas pedagógicas dos docentes associadas à prevenção da indisciplina e melhoria do ambiente de aprendizagem em sala de aula. Nosso intuito é oferecer ao campo de pesquisa instrumentos validados de abordagem quantitativa, a fim de minimizar esta lacuna no campo acadêmico. De um modo mais específico o trabalho busca: 1) Realizar uma revisão da literatura sobre indisciplina escolar e as práticas pedagógicas docentes associadas à melhoria do clima disciplinar em sala de aula. 2) Elaborar um questionário que permita inventariar a presença de diferentes tipos de indisciplina na sala de aula, a partir do qual seja possível produzir um indicador de clima disciplinar por turma, professor e escola; 3) Elaborar um questionário que permita identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores em sala de aula, com vistas a compreender as suas relações com o clima disciplinar durante as suas aulas e a consequente melhoria do ambiente de aprendizagem. Para a execução desses objetivos inspiramos no modelo de construção e validação de instrumentos de pesquisa apresentado por Pasquali (1999), que se baseia em três grandes polos: procedimentos teóricos, procedimentos empíricos (experimentais) e procedimentos analíticos (estatísticos). Nessa dissertação, nos limitaremos aos procedimentos teóricos até a análise dos juízes. Na etapa de procedimentos teóricos realizamos a elaboração propriamente dita dos itens, baseada na investigação teórica nacional e internacional realizada sobre os principais objetos da pesquisa: indisciplina e práticas pedagógicas dos professores. Numa segunda etapa, definimos os principais construtos a serem utilizados pela pesquisa, etapa que envolveu a definição constitutiva e a definição operacional dos construtos. Nessa etapa, avaliamos por meio da análise dos juízes, que se trata de um processo em que especialistas em determinada área participam de uma avaliação com o objetivo de verificar o nível de concordância entre esses juízes. As adequações dos itens dos instrumentos a partir da análise dos juízes foi realizada de forma quantitativa e qualitativa. Para a análise quantitativa utilizamos o método de Razão de Validade de Conteúdo (RVC), desenvolvido por Lawshe (1975), para analisar a concordância dos juízes sobre o grau em que o instrumento mede o conteúdo que se espera medir. E as observações, sugestões e dúvidas dos especialistas analisadas qualitativamente. Neste estudo nos limitamos a realização dos procedimentos teóricos até a realização da análise dos juízes, o que constitui uma limitação do trabalho. Como resultados obtidos tem-se a construção de dois instrumentos de pesquisa: 1) Diagnóstico do clima disciplinar, e 2) Práticas pedagógicas dos docentes, que indicam que o estudo constitui uma importante contribuição para o campo de investigação em minimizar a falta de instrumentos específicos para a investigação do fenômeno da indisciplina e das práticas pedagógicas dos docentes. Entretanto, em pesquisas futuras é recomendado finalizar os procedimentos teóricos e dar prosseguimento as demais procedimentos propostos por Pasquali (1999).
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    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a educação de jovens e adultos : novos olhares para a formação docente em EJA.
    (2013) Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    O presente texto contempla a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, do subprojeto denominado Programa de Estímulo à Docência na Educação de Jovens e Adultos (PED/EJA), da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e compartilha algumas reflexões sobre a importância deste projeto para a formação docente e para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. Iniciado em 2011, este subprojeto atende todas as escolas que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Mariana-MG, acolhendo cerca de 1300 alunos e alunas da EJA, 15 bolsistas da graduação e 03 supervisoras, professoras da rede municipal de ensino e que atuam como pedagogas nas escolas envolvidas com o projeto.