DEEDU - Departamento de Educação

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Resultados da Pesquisa

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    Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.
    (2022) Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Luciano Campos da
    O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as condições em que ocorrem as situações de distorção idade-série entre estudantes que residem em territórios rurais. Foram analisadas as percepções de gestores escolares sobre esse fenômeno, em especial o modo como eles explicam sua ocorrência nas escolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e envolveu a realização de entrevistas com os gestores de cinco unidades escolares. Os resultados indicam que, na ótica desses profissionais, dois conjuntos de fatores estariam na base do fracasso escolar dos estudantes: fatores extraescolares e fatores escolares, sintetizados como descompassos entre a modalidade de oferta escolar (currículos, tempos e espaços) e a realidade social e cultural vivenciada pelos estudantes em contextos rurais.
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    "Eu quero educação que tenha importância na nossa vida" : trajetórias escolares e sentidos da escolarização para os jovens da EJA no município de Conselheiro Lafaiete-MG.
    (2020) Soares, Lília Pereira; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Porcaro, Rosa Cristina
    Esta pesquisa discute as implicações que ocorrem nos percursos escolares, como, as situações de reprovações, defasagem idade-série, abandono e exclusão que influenciam os jovens ainda adolescentes a continuarem a escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para concluir a Educação Básica ou corrigir o fluxo escolar. A fim de ampliar o campo de investigação, decidimos apresentar o perfil de todos os estudantes que participaram da pesquisa das escolas estaduais que possuem turmas de EJA, assim como, os motivos pelos quais deixaram a escola regular, se pararam de estudar em algum momento da vida, e quais sentidos da escola/escolarização para esses estudantes. Para compor o referencial teórico da pesquisa, discutimos o contexto histórico da EJA no Brasil e analisamos os dados estatísticos no cenário educacional atual. E para analisar as implicações que ocorrem nas trajetórias escolares e investigar por que os jovens estão compondo, cada vez mais cedo, as salas da EJA, precisávamos identificar e compreender quem é esse jovem, assim, foi necessário analisar os conceitos de juventude e suas representações contemporâneas e o fenômeno da juvenilização da EJA. Amparamo-nos em diversos autores e pesquisadores, como: Maria Clara Di Pierro, Sérgio Haddad, Miguel G. Arroyo, Juarez Dayrell, Paulo Carrano e Carmem Brunel. Como metodologia da pesquisa, utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, que contou com questionários em uma amostragem que totalizou 297 aplicações, possibilitando a construção do perfil dos estudantes participantes da investigação, jovens e adultos do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, além de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes menores de 18 anos, uma mãe e uma tia responsável. Os dados obtidos a partir da análise dos questionários e das entrevistas foram agrupados nas seguintes categorias: caracterização do perfil dos alunos da EJA, trabalho e educação; as trajetórias escolares no percurso regular e suas implicações; o significado da escola e do processo de escolarização para os estudantes e suas famílias. Constatamos, nesta investigação, que as implicações nos percursos escolares que tornam as trajetórias escolares irregulares ultrapassam as questões objetivas contempladas pelas políticas educacionais. Identificamos que a escola, o Estado e a família pouco articulam entre si a interação necessária para atender às necessidades específicas dos estudantes que vão além da sala de aula como dificuldades econômicas e problemas sociais. Entre os achados da pesquisa, identificamos que há a necessidade de articulação entre as dimensões políticas educacionais com as políticas sociais a fim de atender às crianças e aos jovens nos percursos escolares da Educação Básica para evitar a defasagem idade-série, um dos fatores principais que fazem com que os jovens continuem o processo de escolarização na modalidade da EJA.