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    Autoridade docente e gênero : estudo das percepções de autoridade de professoras em início de carreira.
    (2021) Bruno, Mariana Corradi; Silva, Luciano Campos da; Silva, Luciano Campos da; Torres, Marco Antônio; Carvalho, Marilia Pinto de
    A questão sobre a autoridade docente tem sido bastante discutida tanto ao meio científico, quanto aos meios midiáticos. O tema principal que trava este debate é a constante desautorização dos alunos perante a figura docente. Assim, a autoridade docente tem passado por uma espécie de crise, fazendo com que professores se sintam cada vez mais dificuldade em exercer a autoridade docente. Diante disto, diversas explicações para esta crise têm sido intensificadas. Em que pesem os múltiplos fatores associados a esses fenômenos, especialmente no contexto internacional, uma das formas apontadas pelas mídias, governantes e mesmo pesquisadores para superar essa crise e consequentemente reestabelecer a autoridade dos professores, tem sido a reivindicação de ‘’mais homens no corpo docente’’. Assim, a questão do exercício da autoridade pelas professoras torna-se uma questão importante a ser investigada. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções de autoridade de professoras iniciantes que atuam em escolas públicas do ensino médio e suas relações com o gênero. Para a realização da pesquisa nos apoiamos na abordagem qualitativa do objeto de estudo e entrevistamos sete professoras que atuam no ensino médio em escolas do setor público de Minas Gerais e que estão em início de carreira. A análise dos dados indica que a autoridade foi percebida pelas docentes como o grande desafio no início da carreira e relacionam parte destas dificuldades a diferença do exercício da autoridade docente entre professores e professoras. Diante, disto as docentes iniciante percebem ter menos autoridade docente do que os professores homens. As docentes também apresentam que a autoridade docente é construída com o ganho de experiências, entretanto ainda sim seria mais difícil para as professoras, pois entendem que a autoridade do homem já se encontra pré-disposta, ao contrário das docentes, que se utilizam de estratégias para conquistar a autoridade docente. Em suma, acreditamos esta dissertação tenha contribuído com o alargamento da discussão sobre autoridade e gênero, pois pesquisas sobre o tema se encontram bastante tímidas em contexto nacional. Esperamos também que o presente trabalho tenha avolumado outras discussões que estão para além do campo da educação.