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    Práticas pedagógicas e formação docente : um estudo sobre a percepção de professoras que atuam no AEE nos municípios da região dos Inconfidentes em Minas Gerais.
    (2022) Freitas, Rafaela Flávia de; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Santiago, Mylene Cristina
    Diversos estudos, no campo da formação docente e da inclusão educacional, têm evidenciado a precarização do trabalho docente, bem como a dificuldade que muitos docentes ainda possuem em lidar com a pessoa com deficiência. Tem-se observado que, por mais que a temática esteja em evidência há mais de 30 anos, muito ainda há que se fazer. Nesse sentido, o estudo aqui desenvolvido buscou analisar as percepções de professoras do atendimento educacional especializado (AEE), dos municípios da região dos Inconfidentes – Minas Gerais, sobre as relações entre a formação docente e o desenvolvimento de práticas no processo de ensino e aprendizagem do público-alvo da educação especial (PAEE). Para desenvolver a pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa. Inicialmente e como forma de melhor identificar as discussões recentes sobre a temática investigada, foi realizada uma revisão sistemática da literatura na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a coleta de dados a escolha foi pela realização de entrevistas semiestruturadas com as participantes. Fazem parte da pesquisa professoras do AEE da Região dos Inconfidentes, que compreende os municípios de Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Diogo de Vasconcelos e Acaiaca. Inicialmente foram contatadas nove professoras, sendo que, após o convite para participarem da pesquisa sete aceitaram. Como perspectiva analítica dos dados coletados, utilizamos a Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa revelaram que a formação docente inicial e continuada e as condições sob as quais o trabalho das professoras se desenvolve, refletem no desenvolvimento de práticas de ensino voltadas para o PAEE. Conforme a percepção das professoras entrevistadas, foi possível inferir que durante o processo formativo do profissional docente é importante que ocorra a articulação entre teoria e prática, proporcionando aos professores em formação a reflexão-ação-reflexão acerca do trabalho docente e do processo de inclusão. Além disso, as professoras evidenciaram que a prática colaborativa se apresenta como uma possibilidade para promover a formação continuada, a (re) construção de conhecimentos e contribui para o rompimento de crenças construídas a respeito do AEE.