DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Concepções de avaliação de professores do ensino básico : adaptação e validação do questionário Teachers' Conceptions of Assessment.
    (2016) Roncete, Karine Votikoske; Matos, Daniel Abud Seabra; Rodrigues, Erica Castilho; Silva, Luciano Campos da; Santos, Gleiber Couto Santos
    Os objetivos desse trabalho foram: (1) realizar uma revisão da literatura sobre as concepções de avaliação dos professores, classificando pelo número de concepções identificadas nos estudos; e (2) adaptar e coletar fontes de evidência de validade do questionário Teachers' Conceptions of Assessment (TCoA-III) para a realidade brasileira. Utilizamos prioritariamente métodos quantitativos. Quanto à revisão da literatura, encontramos quatro grandes grupos de concepções de avaliação de professores: 1) melhora; 2) responsabilização da escola; 3) responsabilização do aluno; e 4) irrelevância (BROWN, 2008). Analisamos um total de 14 trabalhos onde a frequência das concepções foi: melhora (12), responsabilização da escola (9), responsabilização do aluno (6) e irrelevância (5). Com relação ao estudo empírico, participaram professores da educação básica (N=179; 110 mulheres e 69 homens; idade M=37.6 anos, DP=10.5). Realizamos uma Análise Fatorial Exploratória do questionário Teachers’ Conceptions of Assessment. Analisamos a versão do questionário direcionada para avaliações de sala de aula. Os resultados da Análise Fatorial sugerem uma estrutura fatorial diferente para o TCoA brasileiro. Realizamos diversas análises excluindo, no total, 28 itens que se mostraram problemáticos. O modelo final, com 22 itens, apresentou um bom ajuste (CFI= .960; RMSEA= .067; SRMR = .045) e quatro fatores: 1) melhora; 2) melhora-ensino; 3) irrelevância-ignorada; e 4) responsabilização do aluno. Uma limitação do trabalho diz respeito ao tamanho da amostra. Novas pesquisas são necessárias para investigar de maneira mais aprofundada as concepções de avaliações de professores, inclusive por meio de outros métodos.