DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item Narrativa de uma trans universitária : experiências de acesso e permanência na Universidade Federal de Ouro Preto.(2023) Henriques, Leandro Andrade; Torres, Marco Antônio; Torres, Marco Antônio; Nunes, Célia Maria Fernandes; Oliveira, Megg Rayara Gomes deA presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as experiências de acesso e permanência de uma universitária trans, matriculada na Universidade Federal de Ouro Preto. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais plataformas online de pesquisa científica para localizar outras pesquisas sobre o tema. A partir da noção de cisheteronormatividade e cisgeneridade foi construído um diálogo com produções teóricas de pesquisadoras transexuais que tem contribuído nos estudos sobre travestilidades e transexualidades. Considerando a entrevista realizada, constata-se a necessidade de ampliação de políticas de acesso e aperfeiçoamento de políticas de permanência que considerem as especificidades das pessoas trans que estudam na UFOP. De forma específica, as experiências que se situam numa cidade do interior de Minas Gerais sinalizam para a necessidade de um aprimoramento da rede de saúde, de forma a acolher e estar mais preparado para atender as questões de saúde da população trans. E por meio da entrevista narrativa realizada com Thaynara Menezes e de posterior devolutiva qualificada, as análises foram feitas em articulação com outros estudos sobre acesso e permanência de pessoas trans no ensino superior. Realizou- se um aprofundamento nas questões de saúde mental, enfatizando a produção de subjetividade num contexto cisgênero e excludente em que a transfobia institucional se mostra presente cotidianamente. Enquanto representação dessa transfobia, se deu análise do enunciado “Você não pode estar aqui”, a partir do conceito de enunciado em Michel Foucault, visibilizando tal contexto como inserido num regime de verdade que exclui as pessoas trans e travestis.Item Ação afirmativa em foco : táticas e estratégias de candidatos para burlar a Lei de Cotas em uma universidade pública.(2018) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Pena, Mariza Aparecida Costa; Sousa, Leticia Pereira deO presente artigo aborda as Ações Afirmativas no Ensino Superior, mais especificamente a aplicação da Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Para a construção deste estudo, foram revistas discussões polarizadas que trouxeram argumentos favoráveis e contrários à implantação das Ações Afirmativas, buscando-se compreender o ciclo de desenvolvimento dessa política pública. Para além das discussões teóricas e políticas sobre a implementação da Política de Ação Afirmativa nas Instituições Federais de Ensino Superior, buscou-se verificar estratégias e táticas empreendidas pelos sujeitos de modo a se beneficiarem de tal política de acesso. Com base na pesquisa de mestrado “Caminhos de estudantes participantes da política de ação afirmativa: oportunidades e desafios no ensino superior”, realizada por Mariza Aparecida Costa Pena, a partir de levantamento feito no Registro Acadêmico, de denúncias e de percepções de funcionários, foram selecionados três casos diferenciados de estudantes de cursos da Universidade investigada, ingressantes por meio da Política de Ação Afirmativa entre 2013 e 2016, os quais utilizaram táticas para se beneficiarem da referida política. Os casos apresentados servem, principalmente, para a reflexão sobre a necessidade de uma ação conjunta de diversos agentes no sentido de coibir as táticas para ocupação de vagas em curso de graduação por estudantes que indevidamente se beneficiam da Política de Ação Afirmativa implementada a partir dessa Lei.