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    Sexualidade e educação : debates sobre o discurso pedagógico e emergência do diálogo em ambiente escolar.
    (2022) Soares, Guilherme; Diniz, Margareth; Diniz, Margareth; Torres, Marco Antônio; Ferrari, Anderson
    A presente pesquisa buscou investigar como o discurso pedagógico opera com a sexualidade e com as diversidades sexuais no ambiente escolar brasileiro. Para tanto, nos apropriamos da análise bibliográfica para compreendermos o cenário de produções acadêmicas sobre a temática e nos utilizamos, também, de um grupo focal com alunos e alunas do primeiro período de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto a fim de extrairmos as percepções sobre os discursos pedagógicos sobre sexualidade nas escolas onde estudaram. Deste modo, pudemos evidenciar, a partir das conversas do grupo focal, as pregnâncias e os tensionamentos do discurso pedagógico quando se abordam as questões sobre sexualidade nas escolas. Deste modo, foi possível reconhecer que a sexualidade é um campo de disputas no cenário educacional onde, de um lado o discurso pedagógico atua, em boa medida, pela manutenção da cisheteronormatividade e de outro lado os/as estudantes que interrogam ou acolhem este discurso. Buscamos, ainda, em nossas análises, evidenciar, a partir dos relatos dos alunos e alunas participantes desta pesquisa, as pregnâncias discursivas que interditam, fiscalizam e reduzem a sexualidade às esferas da Biologia e da Medicina, discursos hegemônicos até então, interrogando esses discursos a partir das teorias de Michel Foucault, Guacira Lopes Louro, Rogério Diniz Junqueira, dentre outros. Concluímos assim, que o discurso pedagógico atual se encontra em constante tensão, denunciando opressões e violências, trazendo à tona vidas silenciadas e estabelecendo possíveis diálogos emergentes na vida escolar.
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    Gênero e sexualidade na educação física escolar : discussões presentes nas produções científicas do período de 2015 a 2019.
    (2021) Arreguy, Agnes Vasconcelos; Torres, Marco Antônio; Torres, Marco Antônio; Diniz, Margareth; Paixão, Jairo Antônio da
    Diante de uma realidade cada dia mais violenta e excludente para pessoas que não se encaixam na heteronormatividade, este trabalho visa verificar como as temáticas gênero e sexualidades vêm sendo articuladas pela Educação Física escolar nos contextos das produções científicas. A construção deste estado do conhecimento, se deu por meio de pesquisa bibliográfica. Para a qual realizou-se uma busca nos sites: da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior), da SciELO (Scientific Electronic Library Online), da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), assim como em repositórios de das universidades públicas federais localizadas no estado de Minas Gerais. Foram encontrados 31 trabalhos que, após serem divididos por temas, foram analisados. Utilizando como aporte teórico, autores pósestruturalistas como: Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Louro, entre outros, é que este estudo trabalha com os conceitos de gênero e sexualidades. As pesquisas foram subdivididas em grupos de acordo com seus focos de investigação e, de forma geral, constatou-se que a área da Educação Física escolar apresenta discussões incipientes sobre gênero e sexualidades quando comparadas as pesquisas da área da Educação. Uma vez que a licenciatura é justamente onde suas propostas se interseccionam, esperava-se que seus discursos fossem mais próximos. Além disso, evidencia-se o fato de que apenas o grupo 5 compila investigações onde as experiências escolares de indivíduos LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e +) são realmente abordadas. Enquanto os demais grupos apresentam abordagens ainda biologicistas sobre a ideia de gênero e sexualidades. Neste sentido, acredita-se que este atraso pode contribuir com a manutenção da invisibilidade das demais representatividades de performatividade de gênero, como os LGBTI+ na Educação Física escolar.