DEEDU - Departamento de Educação

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Resultados da Pesquisa

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    Saberes docentes e professores iniciantes : dialogando sobre a formação de professores para o Ensino Superior.
    (2015) Conceição, Juliana Santos da; Nunes, Célia Maria Fernandes
    A temá! ca voltada para a docência universitária tem sido foco de pesquisas recentes no campo sobre a formação e a prá! ca docentes. Ques! onamentos referentes a quem são e o que sabem estes (as) professores (as) têm nos acompanhado em nossa prá! ca profi ssional e de pesquisa. Este ar! go apresenta resultados ob! dos em uma dissertação de mestrado que inves! gou o perfi l e os saberes que envolvem a atuação dos docentes nomeados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), no período de 2008 a 2011. A metodologia, de abordagens quan! ta! va e qualita! va, u! lizou, para a coleta de dados, além da análise de currículos La es, a entrevista semiestruturada junto a professores nomeados na UFOP durante a implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Para análise dos dados, u! lizou-se o método de análise de conteúdo. Considerando a pluralidade de saberes, foi possível iden! fi car quatro saberes que mobilizam o fazer docente dos sujeitos desta pesquisa: o saber disciplinar ou saber do conteúdo; o saber das relações entre professor e aluno; o saber da experiência docente e da prá! ca profi ssional; e o saber adquirido nas relações cons! tuídas na ins! tuição. Acredita-se que a refl exão sobre a prá! ca dos professores iniciantes pode auxiliar o fazer docente na universidade, uma vez que, de forma geral, esse é um espaço pouco explorado pelas pesquisas sobre a formação docente.
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    (Sobre)vivências no ensino de História : representações sociais de professores da Região dos Inconfidentes - MG.
    (2015) Cruz, Doan Ricardo Neves da; Jardilino, José Rubens Lima
    A Educação abrange cenários humanos nos quais se verificam fluxos de sentidos investidos e reelaborados pelos sujeitos em suas atividades cotidianas, em suas vivências e em suas relações com as outras pessoas. Em uma escola pública, diante de uma turma de trinta ou quarenta alunos, o espaço da sala de aula é o cenário onde o professor é desafiado a mobilizar e construir saberes, elaborando significados ao se apropriar de objetos sociais para mediar aprendizagens, atitudes e valores. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal o estudo das representações sociais de professores de História cuja ação profissional se desenvolve no ensino básico público da Região dos Inconfidentes, abrangendo escolas estaduais das cidades de Diogo de Vasconcelos, Mariana e Ouro Preto, sob jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. Tal objeto de pesquisa, construído a partir das representações elaboradas pelos docentes em relação ao conhecimento histórico, ao ensino de História e à educação escolar, tem mostrado um papel fundamental na dinâmica entre as vivências e as sobrevivências no ensino de História, considerando todas as demandas e dificuldades atuais da profissão no ensino básico da rede estadual. A definição dos contornos da investigação partiu da construção da base teórica e conceitual, buscando compreender a atuação do professor de História através do conceito de representações sociais que, ao envolver a articulação entre elementos cognitivos, afetivos e sociais, configura-se como uma forma de conhecimento estruturado em sistemas de interpretação atuantes sobre a relação dos sujeitos com o mundo social e com os outros indivíduos (MOSCOVICI, 2004; JODELET, 1993). Estruturada como uma pesquisa qualitativa com abordagem de cunho etnográfico, os dados analisados são provenientes do estudo das entrevistas semiestruturadas e dos diários de campo, sendo estes provenientes da observação das práticas pedagógicas dos docentes colaboradores. As análises do presente estudo possibilitam um maior conhecimento da situação do ensino de História na rede estadual básica das localidades em questão, fornecendo-nos informações disponibilizadas e discutidas junto à Universidade Federal de Ouro Preto e junto aos sujeitos que colaboraram com o estudo. Os meses de convivência em cada contexto escolar, as conversas ao pé da lousa e os momentos de interação nas entrevistas nos mostraram a importância das representações sociais dos docentes nas articulações entre os momentos de vivências e sobrevivências dentro da profissão, no entrecruzamento de experiências, conhecimentos, significados e os valores que envolvem o fazer cotidiano e o ser professor.
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    Saberes docentes e formação de professores : um breve panorama da pesquisa brasileira.
    (2001) Nunes, Célia Maria Fernandes
    As pesquisas sobre formação e profissão docentes apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, que é tomado como mobilizador de saberes profissionais. Considera-se assim que este, em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais etc. O objetivo deste texto é apresentar uma análise de como e quando a questão dos saberes docentes aparece nas pesquisas sobre formação de professores na literatura educacional brasileira, identificando as diferentes referências e abordagens teórico-metodológicas que os fundamentam, os enfoques e tipologias utilizadas e criadas por pesquisadores brasileiros. Acredita- se que a investigação dessa temática possibilitará identificar um percurso de pesquisa desenvolvido com características próprias, mas em compasso com uma tendência internacional no âmbito das pesquisas sobre o ensino e sobre os docentes.