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    Práticas educativas e estratégias de escolarização de mães professoras nos processos de alfabetização dos filhos.
    (2023) Azevedo, Adriana Bárbara dos Santos; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Lacerda, Wania Maria Guimarães
    Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas educativas e estratégias de escolarização desenvolvidas por mães professoras no processo de alfabetização dos filhos(as). As questões norteadoras do trabalho foram: Mães professoras que atuam na alfabetização e que tem filhos nesta etapa, favorecem/potencializam a escolarização e, especificamente, os processos de alfabetização da prole? Quais seriam as práticas educativas, estratégias de escolarização e modos de acompanhamento escolar desenvolvidos pelas mães professoras que impactariam os processos escolares de seus filhos(as)? A coleta dos dados foi baseada em um estudo qualitativo. Para encontrar e definir as participantes, a amostragem foi delineada pela técnica “bola de neve”, diante de critérios pré-definidos do trabalho. Após a definição, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 mães professoras da rede pública de educação básica do município de Ouro Preto (MG), que tinham filhos matriculados em escolas públicas, na última fase da Educação Infantil e/ou nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. As entrevistas foram analisadas de forma interpretativa, identificando, nos relatos das mães professoras, discursos que fossem associados a um efeito mãe professora na alfabetização dos filhos(as). Pelas entrevistas foi possível compreender os modos como as entrevistadas desenvolviam as práticas educativas e estratégias de escolarização, no bojo dos processos de alfabetização de seus filhos(as). Constatou-se que as práticas educativas e estratégias de escolarização favoreciam a alfabetização dos filhos(as). A título de exemplo, as atividades citadas foram acompanhamento sistemático das tarefas escolares, transmissão de valores consonantes com o mundo escolar, práticas intensas de leitura e escrita, leitura em voz alta, sarau de poesia, “contar o que leu”, escrita de listas, bilhetes e cartas, escolha ativa da escola pública, contato próximo com os professores dos filhos(as), uso de métodos e recursos de alfabetização no apoio escolar etc. E mesmo aquelas mães professoras que relataram que não tinham tempo para apoiar sistematicamente o filho(a) no âmbito familiar, devido à extensa carga horária de trabalho, desenvolviam práticas e estratégias para superar as possíveis lacunas no acompanhamento das tarefas escolares. A condição híbrida de mãe professora foi observada como facilitadora para essas mães diagnosticarem as dificuldades dos filhos(as), assim como compreenderem os métodos de ensino da escola, conhecimentos os quais revertiam em favorecimento para a escolarização dos filhos(as). Com nossos resultados, esperamos que essa pesquisa contribua com debates acerca do processo de escolarização e reflexões em relação à família e à escola no âmbito das mães professoras e a alfabetização dos filhos(as), contribuindo para ampliar os estudos sociológicos sobre as práticas educativas e estratégias de escolarização nos diferentes grupos sociais. Ademais, almejamos que essas ações relatadas por estas mães professoras possam ser compartilhadas com outros sujeitos, possibilitando uma ressignificação das práticas e atuações, e permitindo a pessoas no mesmo eixo temático refletir sobre a importância do seu papel na escolarização.