DEEDU - Departamento de Educação

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Resultados da Pesquisa

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    Práticas no campo educacional : o que dizem as pesquisas.
    (2022) Carvalho, Renata Cristina de Souza; Franco, Marco Antônio Melo
    Considerando a polissemia que o termo prática invoca e suas manifestações no campo educacional, objetivou-se investigar os principais conceitos e evidenciar os contextos relacionados a esse tema na formação docente e no que tange ao ensino de Ciências. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, num recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2021. Tem-se que os trabalhos apresentam a concepção de prática como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo e pedagógico. Nota-se uma reduzida produção científica sobre o tema em relação à formação docente nos cursos de Pedagogia e de Ensino de Ciências.
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    Quando os esforços são grandes, mas não suficientes : o caso de jovens que abandonaram os estudos.
    (2019) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Prado, Giovani Barbosa
    A ampliaça o do ensino formal no se culo XX no Brasil impactou na sociedade como um todo. Desde enta o, a escola vem interferindo de forma mais ou menos sutil, pore m irreversí vel, nas pra ticas familiares. Este trabalho e fruto de uma pesquisa sobre a constituiça o das pra ticas e saberes voltados ao processo de escolarizaça o de duas geraço es de famí lias de camadas populares. A pesquisa teve como principal objetivo conhecer as pra ticas educativas e as transmisso es familiares em duas geraço es subsequentes de famí lias de baixa renda que abandonaram os estudos. A abordagem escolhida foi a qualitativa e, ale m da pesquisa documental, foram feitas entrevistas com pais e filhos de tre s famí lias de baixa renda. As entrevistas foram analisadas considerando a contextualizaça o e a lo gica interna dos pro prios depoentes e do grupo. O presente artigo traz a ana lise dos depoimentos de tre s jovens adultos da segunda geraça o que abandonaram os estudos precocemente. Buscou-se conhecer as disposiço es e o envolvimento familiar no processo de escolarizaça o dos mesmos. A pesquisa revelou que, mesmo com baixa escolaridade, os pais valorizavam a escola. Houve a mobilizaça o de diferentes agentes internos e externos a famí lia em prol da continuidade dos estudos dos filhos, pore m, apesar de todos os esforços, diante de dificuldades concretas e imediatas, esses jovens viram-se forçados a deixar seus estudos precocemente.
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    Pais professores homens e o acompanhamento da vida escolar dos filhos.
    (2019) Oliveira, Rosilane Katia de; Nogueira, Marlice de Oliveira e
    O artigo discute as práticas educativas desenvolvidas na escolarização dos filhos por dez pais professores homens, residentes em cinco cidades do estado de Minas Gerais. Primeiramente, realizamos um levantamento na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, objetivando identificar o número de professores/as em atuação na educação básica e, posteriormente, procedemos à escolha dos sujeitos. Em seguida, aplicamos um questionário aos pais professores para traçar o perfil sociológico, profissional e educacional e entrevistas semiestruturadas que tiveram como foco as dinâmicas e práticas educativas familiares. Os resultados indicam que os pais professores homens, com uma carga horária de trabalho docente extensa, monitoram a vida escolar dos filhos, sem, no entanto, exercer forte regulação e controle das atividades escolares e extraescolares, e se mantêm, muitas vezes, nos bastidores do processo de acompanhamento familiar da escolarização.
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    Pais professores e o envolvimento com a educação dos filhos : contribuições da literatura sociológica de língua portuguesa, inglesa e francesa.
    (2018) Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    Este artigo apresenta resultados de uma ampla revisão bibliográfica sobre a temática “pais professores” em língua portuguesa, inglesa e francesa. Os resultados apresentados são frutos de um esforço para se conhecer o que tem sido investigado principalmente nos últimos anos no Brasil e em outros países sobre o tema e que corroboram a tese de um efeito pai professor na vida escolar dos filhos. A sua relevância está na problematização da escolarização de uma determinada categoria profissional – a docência – e na contribuição para a ampliação dos estudos sobre as estratégias de mobilização familiar em prol da escolarização da prole.
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    A prática educativa dos movimentos sociais na construção da agroecologia.
    (2016) Silva, Marcio Gomes da; Santos, Marcelo Loures dos
    O objetivo deste artigo foi analisar a importância da democracia ampliada no desenvolvimento da justiça social a partir das práticas educativas desenvolvidas pelo “Movimento Agroecológico” da zona da mata mineira. Teve como base empírica as ações do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – SINTRAF, de Espera Feliz/MG. As questões norteadoras deste estudo foram: há elementos dessas práticas educativas que poderiam configurar uma “pedagogia agroecológica? Qual a relação dessas práticas com a educação popular? Que práticas foram essas e de que forma geraram mudanças nas práticas dos agricultores e agricultoras familiares? As práticas analisadas foram constituídas por espaços voltados para a agricultura familiar e para a democratização dos espaços de produção. Suas ações geraram mudanças nas práticas de agricultores e agricultoras familiares na construção das políticas públicas para a agricultura familiar e na competência para acessá-las, contribuindo para a permanência do agricultor no campo.
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    Bom aluno, bom filho : a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores.
    (2015) Nogueira, Marlice de Oliveira e
    O estudo apresentado faz parte de um conjunto de pesquisas realizadas desde 2008 acerca dos efeitos de um ser professor nas dinâmicas familiares e nas trajetórias escolares dos filhos. Este texto aborda os processos de construção de si vivenciados por filhos de pais e mães que exercem a docência como profissão, num universo de 40 famílias investigadas por meio de metodologia qualitativa. Os resultados mostram que os pais professores se mobilizam intensamente para favorecer a escolarização dos filhos, mas essa mobilização e os seus impactos na formação dos filhos não se dão de modo homogêneo nas diferentes famílias. A origem social, as condições de existência, as experiências docentes e as diferentes dinâmicas familiares modulam as práticas educativas dos pais professores e impactam sua relação com a vida escolar dos filhos, assim como produzem efeitos diferentes na vida das crianças, que vivenciam uma tensão constante entre a construção de si e a busca do sucesso escolar.