DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
5 resultados
Filtros
Configurações
Resultados da Pesquisa
Item Os desafios do financiamento da educação básica no brasil em perspectiva multidisciplinar.(2022) Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo; Peres, Ursula Dias; Alves, ThiagoO dossiê Educação e suas Interfaces com Administração, Contabilidade e Economia: Políticas e Saberes vem a público em momento desafiador para o financiamento da educação brasileira, diante do processo de implementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) que passou a ser um mecanismo permanente a partir da promulgação Emenda Constitucional n° 108/2020. Para uma ideia mais precisa de sua importância, em 2019, o Fundeb redistribuiu 65,5% do total dos recursos destinados ao financiamento das escolas públicas de educação básica sendo, portanto, basilar para a garantia do direito à educação para 39,3 milhões de crianças, jovens e adultos no Brasil (82,1% das matrículas da educação básica do país em 2019). Neste contexto, este artigo apresenta as contribuições dos 10 artigos aprovados no dossiê vis-à-vis aos desafios atuais do financiamento da educação no Brasil nas seguintes temáticas: (a) Custos educacionais; Custo-Aluno Qualidade (CAQ); e desigualdades das condições de oferta entre escolas e localidades; (b) Mecanismos de equidade das políticas de financiamento; (c) Federalismo e desigualdades na capacidade de financiamento; (d) Dinâmica política e o processo de decisão parlamentar nos processos legislativos de aprovação do Fundeb; (e) Natureza jurídica das despesas em manutenção e desenvolvimento do ensino; (f) Federalismo educacional e governança do Plano Nacional de Educação; (g) Financiamento, remuneração e valorização docente; e (h) Financiamento da Educação Básica no Mercosul em perspectiva comparada.Item A difusão da cultura negra e sua interface na formação de professores da EJA : uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana, MG.(2020) Silva, Marcelo Donizete da; Quirino, Kátia Maria dos SantosEste artigo tem como objetivo, contribuir com a análise acerca produção de um material didático crítico, acerca da cultura negra trabalhada no contexto escolar de Mariana-MG. Intitulada “A difusão da Cultura Negra e sua interface na Formação de Professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana”, o objeto da análise far-se-á a partir da investigação sistemática dos materiais pensados e propostos, ao que é referente às questões étnicos-raciais, para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para esse fim propôs-se também, analisar sobre os fundamentos, ideológicos, das terias educacionais contemporâneas no que pesa a influência destas na formação de professores e dos jovens das escolas periféricas. Nesse sentido, essa pesquisa terá como base teórica uma perspectiva de cunho crítico que envolve as áreas da Formação de Professores, Epistemologia e teorias educacionais e História da Educação do Negro no Brasil.Item Epistemologia e educação étnico-racial : análise dos manuais didáticos do Ensino Fundamental de Mariana-MG.(2017) Silva, Marcelo Donizete daEste artigo tem como objetivo analisar as teorias educacionais contemporâneas e seus desdobramentos no processo de difusão da cultura étnico-racial. Buscou-se desenvolver um estudo criterioso sobre os manuais didáticos de História do Brasil e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. A metodologia desenvolvida foi de análise bibliográfica acerca das teorias que congregam a proposta política e pedagógica dos parâmetros curriculares nacionais (PCNs), no que é referente à história da cultura Africana e sua interface com a educação brasileira, e esta análise será desenvolvida no campo, no contexto das escolas de Mariana/Minas Gerais (MG). O referencial teórico é de cunho histórico-crítico que envolve as áreas de: Teorias e História da Educação do Negro no Brasil. Espera-se com esta pesquisa contribua com a análise crítica sobre: a História do Negro no Brasil; seus desdobramentos ideológicos no tocante à formação da população negra; na perspectiva emancipadora das relações étnico-raciais no país; e na crítica à leitura ideológica da educação proposta pelas teorias educacionais.Item A formação continuada de professores no âmbito do Pibid na região dos Inconfidentes (MG).(2013) Jardilino, José Rubens Lima; Oliveri, Andressa Maris RezendeO presente estudo busca debater a importância da participação dos docentes da educação básica que atuam como professores supervisores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em seu processo de formação continuada e o impacto do programa na rotina da escola. Nosso objetivo é discutir o impacto do Pibid na formação continuada dos professores supervisores das escolas que o acolhem, por meio da compreensão dos motivos que os levaram a aderir ao programa, as dificuldades enfrentadas, os espaços culturais e formativos proporcionados a estes e o impacto do Pibid na escola. Nossa hipótese é que um programa voltado para a formação inicial de professores pode promover trocas de conhecimentos entre os professores experientes e aqueles que ainda estão em processo de formação, proporcionando momentos de formação continuada. Podemos constatar que programa proporcionou acesso a alguns espaços culturais e formativos, colaborando para que eles tomassem contato com novas perspectivas de ensino que contribuem tanto para a sua formação como também para o desenvolvimento do seu trabalho com seus alunos, mobilizando a escola.Item As políticas educacionais e o desafio da pesquisa na formação e na prática do professor da educação básica.(2007) Nunes, Célia Maria Fernandes; Cunha, Maria Amália de AlmeidaDiante das exigências das políticas educacionais atuais, procuramos, neste artigo, problematizar acerca da necessidade de se repensar a formação e a prática docente, reativando a idéia de formar o professor/pesquisador. Como material empírico, analisamos pequenos excertos respondidos por uma amostra de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto que também são professores da rede pública de ensino. Embora se reconheça a importância dos documentos oficiais em privilegiar, nos cursos de formação, a construção do chamado professor/pesquisador, constatamos que uma política apenas de cunho vertical não é suficiente para a sua execução, pois requer a conjugação de esforços de todos aqueles inseridos no processo educativo.