DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item Tempo para trabalhar, sem tempo para estudar : contratempos de educandas e educandos adultos da EJA.(2019) Gonzaga, Marcos; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes; Teixeira, Inês Assunção de CastroEste trabalho se propôs a investigar experiências vividas por pessoas da Educação de Jovens e Adultos relacionadas aos seus processos de escolarização. Foram abordadas nove pessoas (seis mulheres e três homens) com idade superior a 50 anos em uma escola municipal de Itabirito-MG no ano de 2018. Utilizou-se de preceitos teórico-metodológicos da história de vida e da história oral de vida buscando aprofundamentos sobre o sentido de suas experiências. Foi possível, por meio da análise de questionário aplicado às nove pessoas e depoimentos recolhidos dentre sete delas, desocultar um processo de escolarização relacionado ao fenômeno do trabalho na infância, adolescência e idade adulta. Em colaboração mais demorada realizou-se um conjunto de entrevistas com uma dessas pessoas e a construção de uma narrativa de experiência singular. Atravessada pelo trabalho doméstico em casa de terceiros, esta narrativa, traz junto outros fenômenos vividos pelas mulheres e homens colaboradores da pesquisa: o agenciamento ao trabalho em idade precoce e em situações de desproteção e angústia por não poder frequentar a escola, condições precárias de moradia, vestuário e alimentação, dentre outros contratempos. Os efeitos do trabalho na infância e a escolarização deficitária são motivos de sofrimentos que se fazem sentir ainda hoje na vida dessas pessoas.Item Por um projeto de EJA para Divinópolis/MG : memórias de professores e formação em esferas (também) políticas.(Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Melo, Raquel Silveira Martins de; Jardilino, José Rubens LimaConstruir um projeto de educação de jovens e adultos para ser implementado no município que abarcasse as especificidades dos alunos que frequentavam a rede municipal de Divinópolis/MG: esse era o objetivo de um grupo de educadores e técnicos em educação ao se reunir entre os anos de 2005 e 2006. Desvelar os sujeitos que participaram desse processo como atores sócio-históricos, entender as concepções, os pensamentos e as reflexões desses, bem como os embates políticos, pedagógicos e ideológicos no interior desse grupo permite compreender em que medida a própria elaboração de um Projeto de EJA pode ser considerada um espaço/momento de formação de professores. Mais que isso, a pesquisa buscou apresentar em que medida outros espaços poderiam ser apontados como momento/espaço de formação de professores. No entanto, para alcançar essa questão, tendo em vista a distância temporal que se encontra é necessário o desvendamento das memórias dos professores que elaboraram o Projeto de EJA que são objeto principal da pesquisa. Os conceitos da pesquisa narrativa embasam os caminhos metodológicos desse trabalho que se insere no bojo das discussões sobre formação de professores, em específico da formação de educadores de jovens e adultos. As fontes estão baseadas em narrativas escritas, grupos de discussão e ainda em lembranças dos educadores deixadas em papéis guardados – folders de palestras, textos rabiscados, por exemplo. Os resultados apontam dois principais achados. O primeiro deles é a compreensão de que, para os educadores, existe uma faceta na concepção de formação que, apesar de não ser facilmente perceptível, fica clara após relembrar as discussões para a elaboração do Projeto de EJA. Para esses educadores, esse momento aparece de grande relevância para a constituição da formação política como educador. Outro relevante e interessante achado diz respeito à importância da participação nos Fóruns de EJA. As lembranças dos educadores localizam esses espaços como momentos de estudo e de discussão de conceitos sobre a EJA e da prática pedagógica nessa modalidade, constituindo assim momento bastante rico na constituição como educador.