DEEDU - Departamento de Educação
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Item Gênero em Quarto de Despejo : a literatura marginal como instrumento didático.(2019) Silva, Ana Carolina da; Torres, Marco Antônio; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Torres, Marco Antônio; Gama, Mônica Fernanda Rodrigues; Perpétua, Elzira Divina; Miranda, Shirley Aparecida deNos propomos, neste trabalho, a discutir sobre a importância do debate de gênero nas aulas de literatura, reconhecendo essa disciplina como uma singular facilitadora no processo de reflexão e contextualização dos mais diversos problemas sociais. A relevância dessa discussão se mostra na utilização da literatura marginal como um instrumento didático ante o enfrentamento das manifestações dessa injusta estrutura normativa na educação. Desse modo, ao analisarmos como emergem as questões de gênero em Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, nos respaldando no conceito de performatividade de Butler (2003), pensamos que são possíveis outras possibilidades de literatura na escola que trabalhem, consequentemente, outras constituições de sujeitos e viabilizem novas formas de reconhecimento, flexibilizando as ideias normativas do que é ser mulher e criando alternativas, meios de driblar as opressões sociais, questionando-as, ao mesmo tempo em que enaltecemos as vozes de mulheres que nunca puderam falar por si. A pesquisa se deu por meio do diálogo entre a análise de gênero na obra de Carolina e os campos da literatura marginal e das pesquisas de gênero na educação, contando também com uma análise dos livros didáticos de Português do ensino médio da rede pública da cidade de Mariana-MG. Embora houvesse no início da pesquisa a pretensão de se pensar a questão da didática relacionada à utilização da obra em sala de aula, a pesquisa se restringiu à análise do material didático utilizado na cidade. Como resultado, nos deparamos com a força da literatura marginal de Carolina para pensar o gênero nos estudos de literatura e também com a ausência tanto dessa autora quanto a de outras mulheres escritoras nos compêndios escolares.