DEEDU - Departamento de Educação
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Item A trajetória educacional, cultural e política de Leolinda de Figueiredo Daltro.(2023) Barbosa, Victor Augusto de Deus; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Paula, Leandro Silva de; Pedruzzi, Jumara SeraphimEsta dissertação traz uma inserção na trajetória de vida, política e cultural de uma mulher educadora no final do século XIX e no começo do XX, pouco conhecida na literatura da Educação. Trata-se de Leolinda de Figueiredo Daltro (1859-1935), professora primária que ganhou notoriedade na cidade do Rio de Janeiro, capital da República, por sua proposta de educação laica aos indígenas e por sua atuação no movimento pelos direitos das mulheres, especialmente em sua militância política como fundadora do Partido Republicano Feminino, em 1910. Utilizamos, nesta pesquisa, fontes documentais, livros da própria autora e, sobretudo, a imprensa na qual o nome de Leolinda Daltro foi pautado constantemente, em virtude de suas ações políticas e educacionais. Além disso, a educação feminina e a invisibilidade sofrida por mulheres no campo educacional e político foram temas importantes para a construção deste texto. Leolinda Daltro, na complexidade de sua história, se destaca devido ao seu trabalho educativo junto aos povos indígenas no norte de Goiás, ao seu papel na formação profissional de moças pobres, além de sua militância política como uma das principais sufragistas brasileiras que lutou pela emancipação política das mulheres no país.Item Educação e instrução para o “Bello Sexo” nos anúncios do Jornal do Commercio (RJ) (1827-1844).(2023) Santos, Micaela Rodrigues dos; Carvalho, Rosana Areal de; Carvalho, Rosana Areal de; Antunes, Álvaro de Araújo; Vasconcelos, Maria Celi ChavesEsta é uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental que utiliza como fonte primária os dados obtidos no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Objetivamos identificar e analisar as modalidades educacionais oferecidas e demandadas pelo público feminino veiculadas neste impresso. Analisamos nas páginas que se seguem os anúncios de educação e instrução voltados para meninas e mulheres, entre os anos de 1827 e 1844. O recorte proposto visa cobrir os anúncios desde o ano de fundação do periódico até o fim do período Regencial, visando complementar as pesquisas sobre a educação feminina já existentes para o século XIX. Para a análise dos dados nos apoiamos nas legislações vigentes no período abordado, especialmente a Constituição Política do Império do Brasil, elaborada por um Conselho de Estado e outorgada pelo Imperador D. Pedro I, em 25 de março de 1824, e a Lei Geral de Ensino, promulgada em 15 de outubro de 1827. Encontramos para o referido período uma multiplicidade de modalidades educacionais, formais e informais, públicas, privadas, filantrópicas, religiosas, subvencionadas, etc. No entanto, mais do que rivalizar, essas diferentes formas de ensinar coexistiram num período em que o projeto de escolarização assumido pelo Estado se encontrava em fase de construção. Essa investigação buscou cumprir um duplo objetivo: demonstrar a multiplicidade de ações femininas que por décadas foram silenciadas, bem como contribuir para elucidações sobre o campo educacional nos oitocentos.