DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Estudo dirigido no ensino de história e o desenvolvimento de conceitos científicos no ensino médio : contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica.
    (2023) Sousa, Rodrigo Horta de; Lima, Guilherme da Silva; Lima, Guilherme da Silva; Silva, Marcelo Donizete da; Tosta, Sandra de Fátima Pereira
    Esta dissertação investigou as possibilidades educativas do Estudo Dirigido no ensino de História como atividade de mediação, como recurso técnico-político para a construção de conceitos científicos a partir da apropriação do conhecimento histórico. A investigação contou com a aplicação e acompanhamento de uma sequência didática aplicada para o ensino médio em uma escola pública do município de Contagem - MG, com duração de um mês durante o ano de 2022. A utilização de atividade prática de mediação intelectualizada apontou para o fortalecimento de um processo de instrução robusto em termos pedagógico e didático – na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Este trabalho atua com categorias da lógica dialética, movimento, desenvolvimento e contradição, a partir da atividade de instrução escolar com a perspectiva da ensinar conceitos científicos no campo da História. A Psicologia Histórico-Cultural foi utilizada para o desenvolvimento da análise das ações subordinadas do estudo dirigido visando compreender o processo de produção de sentidos e o desenvolvimento dos conceitos científicos. Os resultados da pesquisa indicaram que os conceitos científicos foram apropriados pelos estudantes, sendo a atividade um elemento de mediação determinante para o desenvolvimento da ação de verbalização intelectualizada de conceitos científicos históricos. As análises mostraram também que a partir do desenvolvimento de interações dos fatos históricos com categorias do quadro conceitual, elevaram o número de relações de codeterminação entre conceitos científicos e por isso contribuiu com a apropriação do conhecimento histórico. Na mesma medida, a atividade contou com intenso trabalho não material de planejamento e de problematização do professor, bem como a consolidação da realização pelos estudantes de textos dissertativos-argumentativos evidenciando sentidos históricos científicos corretos sobre a temática estudada.
  • Item
    A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.
    (2023) Pacífico, Ana Vitória Miranda; Lima, Guilherme da Silva; Lima, Guilherme da Silva; Diniz, Margareth; Soares, Olavo Pereira
    O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise dialógica dos processos de heterodiscurso presentes no enunciado produzido por estudantes do ensino médio sobre o conteúdo “A luta das mulheres por seus direitos no Brasil” que compôs a componente curricular história. O trabalho foi realizado a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática dividida em seis aulas. A sequência didática em questão foi aplicada para alunos do terceiro ano do ensino médio, matriculados no Instituto Federal de Minas Gerais, na unidade Piumhi, ao longo do período pandêmico. A sequência didática estabelece dados para que fosse possível analisar como a utilização da letra das músicas pode contribuir para o ensino de história, estabelecendo como recorte temático “A luta das mulheres por seus direitos no Brasil”. O trabalho em questão consiste em uma revisão bibliográfica a respeito da utilização da música como ferramenta dentro do campo da educação, e do ensino da história. Estabelece-se aqui como horizonte teórico as obras de Volóchinov e do círculo de Bakhtin. Para além, também é utilizada a teoria de Dermeval Saviani para elucidar a respeito da função da escola, contribuindo para a fundamentação teórica utilizada. Empregando como critérios de análise os conceitos de dialogia, heterodiscurso e tema do enunciado desenvolvidos e aprofundados no Círculo de Bakhtin, este trabalho apresentou a análise do processo de produção de sentidos aos conceitos por cinco alunos ao longo da sequência didática, juntamente com a análise das atividades finais produzidas ao término da sequência didática. Apresentou-se então a análise do tema do enunciado e da composição heterodiscursiva o enunciado dos estudantes, além de identificar quais os signos ideológicos apropriados e desenvolvidos por cada aluno. Ao final da análise dos dados, é possível compreender que a utilização da música como ferramenta no ensino da história a respeito da luta das mulheres por seus direitos no Brasil contribuiu com a produção de sentidos de conceitos no campo da história. Além disso, os resultados indicaram que a análise de composições discursivas por meio do conceito de heterodiscurso pode ser um caminho promissor para a análise dos processos de ensino e aprendizagem.
  • Item
    A lei nº 10.639/2003 em Mariana/MG : uma análise a partir da gestão municipal na educação.
    (2020) Dias, Felipe Datti; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Santos, Adilson Pereira dos; Tosta, Sandra de Fátima Pereira
    O presente estudo teve como objetivo analisar as ações da Secretaria de Educação no processo da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica no município de Mariana-MG. Trata-se de uma breve abordagem dos esforços teórico-metodológicos próprios do Movimento Negro cujo desafio foi a construção de uma pedagogia da emancipação, da diversidade étnico-racial e à implementação da Lei Federal 10.639/03 nas escolas de educação básica. Partindo das contribuições teóricas embasadas por Domingues (2007), Gomes (2012) e de outros autores, a pesquisa apresenta um estudo qualitativo envolvendo 1) levantamento bibliográfico; 2) análise dos documentos oficiais do munícipio acerca da lei 10.639/03, 3) entrevista com uma profissional que atuou como secretária municipal de educação no período de implementação da lei. A análise dos dados da pesquisa possibilitou levantar elementos sobre as primeiras ações da Secretaria Municipal de Educação no processo de implementação da lei 10.639/03 na rede pública de ensino do município, como também as limitações e entraves que dificultaram esta implementação pela Secretaria de Educação.