DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item Estudantes trabalhadores de camadas populares em seu desafio cotidiano de conciliar trabalho e estudo.(2020) Pereira, Lucinea de Souza; Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as vivências universitárias de estudantes trabalhadores de camadas populares da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo sob a perspectiva da sociologia da educação, que traz entrevistas interpretativas com estudantes trabalhadores dos cursos de graduação que ingressaram na UFOP no segundo semestre de 2013. Os resultados revelaram o desafio pessoal de conciliar estudo e trabalho causando até a interrupção da formação escolar. Trata-se de um contingente muito expressivo nas universidades que é, na maioria dos casos, invisível para seus pares, seus professores e para a própria instituição.Item Do distrito à pós-graduação : trajetórias escolares longevas de jovens de camadas populares.(2021) Gonçalves, Luana Stéfanni Mendonça; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Campos, Alexandra Resende; Portes, Écio AntônioNa primeira década dos anos 2000 o Ensino Superior brasileiro iniciou um processo de expansão e consequente aumento do número das vagas ofertadas. Nesse ínterim, as políticas de ação afirmativa possibilitaram o maior ingresso de jovens das camadas populares nas universidades públicas e privadas. Porém, embora o ingresso no Ensino Superior tenha se tornado possível para muitos, a permanência e a conclusão dos estudos trouxeram novos desafios. Apesar dos empecilhos enfrentados, muitos desses estudantes chegaram à Pósgraduação, em cursos de mestrado e doutorado, inclusive aqueles que são provenientes de pequenas cidades e distritos do interior. A partir da discussão trazida por autores clássicos e contemporâneos da Sociologia da Educação, como Bourdieu, Lahire e Zago, entre outros que discutem a política da educação superior brasileira, como Coulon, Piotto e Portes, entre tantos outros, trouxemos como questão central da investigação: quais são as condições que contribuíram para os estudantes de camadas populares oriundos de distritos conseguissem ingressar e permanecer na Pós-graduação stricto sensu? Assim, a proposta principal desta pesquisa foi investigar as condições que contribuíram para que os estudantes oriundos de distritos distantes da cidade conseguissem ingressar e permanecer na Pós-graduação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Para a elaboração da pesquisa, utilizamos como metodologia a entrevista compreensiva, a fim de conhecer melhor suas trajetórias escolares longevas e, com a ajuda da amostragem “bola de neve”, entrevistamos seis estudantes provenientes de distritos de Ouro Preto e Mariana, ambas cidades mineiras, que estão matriculados ou já concluíram seu doutoramento em diferentes áreas do conhecimento. Os principais resultados nos mostram que, apesar de todas as dificuldades encontradas no ensino básico e na universidade, esses estudantes construíram trajetórias escolares de excelência ao longo da vida acadêmica e, para isso, foram de fundamental importância as mobilizações familiares, com destaque para o papel das mães. A maioria desses estudantes é oriunda de famílias com baixo capital econômico, cultural e escolar, mas com algum capital social. São pequenos produtores rurais e comerciantes nos distritos. Também encontramos outros pontos comuns entre todos os entrevistados, como o deslocamento, a importância da afiliação nos primeiros períodos do curso de graduação e a relevância das bolsas institucionais e de políticas de assistência estudantil para que pudessem permanecer na universidade, dedicandose somente aos estudos. Também foi muito importante para os doutores e doutorandos entrevistados o apoio dos amigos, professores e companheiros. Observou-se, portanto, que ao chegar à Pós-graduação, esses seis jovens já haviam incorporado todas as disposições sociais necessárias para a compreensão da “regra do jogo” escolar e se tornaram excelentes jogadores.Item Caminhos de estudantes participantes da Política de Ação Afirmativa : oportunidades e desafios no ensino superior.(2017) Pena, Mariza Aparecida Costa; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Matos, Daniel Abud Seabra; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Matos, Daniel Abud Seabra; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Viana, Maria José BragaNos últimos 20 anos, a presença de indivíduos pertencentes às camadas populares no Ensino Superior tem se intensificado graças a pressões da sociedade civil, que clama por igualdade de oportunidades, e a ações governamentais e institucionais que visam à expansão do acesso e da permanência desses indivíduos na educação superior. Diante dessa nova realidade, essa dissertação teve como objetivo principal investigar o percurso universitário de estudantes admitidos em cursos de graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), participantes da política de ação afirmativa. Para a construção da pesquisa, partiu-se de um referencial teórico que abarcasse a expansão e a democratização do Ensino Superior, e principalmente que, no campo da Sociologia da Educação, tratasse das condições de acesso, permanência e experiências de estudantes de camadas populares no Ensino Superior. A combinação de recursos metodológicos quantitativos e qualitativos permitiu constituir o perfil dos estudantes ingressantes na graduação por meio da política de ação afirmativa a partir da Lei nº 12.711, conhecer os fatores, disposições e ações que impulsionam esses estudantes dos meios populares a uma escolarização longeva e desvelar os caminhos percorridos no ambiente universitário, suas oportunidades e desafios, delineados pelas condições de ingresso e de permanência no Ensino Superior. Os resultados demonstram que os estudantes cotistas dos cursos analisados na UFOP apresentam um desempenho menor na pontuação do ENEM e uma certa dificuldade nos primeiros períodos do curso. Mas, apesar dos empecilhos, principalmente de ordem material, logo se tornam estudantes universitários filiados, com desempenho e participação em atividades acadêmicas extracurriculares semelhantes aos demais estudantes da instituição.Item Gênero e sexualidades na formação de pedagogos/as : diálogos acerca de entendimentos e práticas discentes.(2017) Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Torres, Marco Antônio; Torres, Marco Antônio; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Miranda, Shirley Aparecida deA pesquisa buscou analisar como estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto têm se apropriado dos assuntos relacionados ao gênero e as sexualidades e os discursos que produzem sobre eles. Foram utilizados conceitos que circulam no campo dos Estudos de gênero, tais como: matriz heterossexista, performatividade de gênero, identidade de gênero, orientação sexual, entre outros. De caráter qualitativo, a pesquisa fez um levantamento de outras investigações acadêmicas para a contextualização do trabalho. Além disso, foram realizadas 08 (oito) entrevistas com discentes regularmente matriculados/as no segundo, quarto e sétimo período da graduação, entre os meses de Maio e Novembro do ano de 2016. Para tal, o argumento utilizado é o de que os estereótipos de gênero e referentes as sexualidades aparecem nas entrevistas, indicando que estes ainda são um desafio no campo educacional. O estudo mostrou que compreender os entendimentos e práticas que os/as discentes produzem é um passo importante a fim de conhecer e enfrentar a resistência diante de propostas que atinjam o gênero e as sexualidades numa perspectiva menos heteronormativa.