DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino remoto emergencial.(2023) Dias, Daniela Rodrigues; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Lima, Guilherme da Silva; Pimenta, Viviane Raposo; Coscarella, Carla Viana; Araújo, Júlio César Rosa deO objetivo geral desta tese é refletir, em tempos de pandemia da covid-19, sobre os relatos dos docentes e discentes, especificamente do Departamento de Computação e Sistemas - DECSI do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Brasil, quanto às práticas de multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC a partir das estratégias didáticas adotadas no Ensino Remoto Emergencial - ERE em contexto de distanciamento social. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: i) entender e apreender como foi para os professores e alunos a experiência com o ERE; ii) identificar os usos das TDIC por professores e alunos; iii) descrever as práticas de multiletramentos realizadas por professores e alunos e as estratégias didáticas adotadas pelos professores; iv) compreender a relação entre as práticas de multiletramentos e usos das TDIC com as estratégias didáticas e v) analisar os possíveis desafios da experiência com o ERE e perspectivas futuras. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (Letramentos e Multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Ensino Remoto Emergencial - ERE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utiliza como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A investigação adotou os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como o formulário e entrevista semiestruturada on-line. Na sequência, a análise dos dados coletados foi realizada confrontando o referencial teórico levantado e os resultados encontrados na realização da pesquisa à luz do princípio ético de respeito à diferença e valorização dos sujeitos envolvidos. Os dados coletados evidenciam que as práticas de multiletramentos foram intensificadas no ERE em virtude da utilização das TDIC por professores e alunos como um dos principais meios de acesso e comunicação, permitindo aos professores transformarem as suas práticas pedagógicas com a adoção de diversificadas estratégias didáticas. Os achados desta investigação confirmam a nossa hipótese inicial, de que a situação da pandemia da covid-19 e o repentino distanciamento social, ao provocar mudanças no processo de ensino e aprendizagem, alterou o percurso formativo dos professores e alunos, a organização e adaptação das disciplinas, a gestão do tempo e espaço, a autonomia discente, a mediação pedagógica, os critérios de avaliação, concepção e adoção de estratégias didáticas baseadas em metodologias específicas e usos das TDIC. Os dados coletados também apontam para as perspectivas futuras de continuidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle durante as aulas presenciais, constituindo-se em uma proposta promissora para a educação, tendo em vista o cenário brasileiro e seus distintos contextos. Assim, esperamos que os dados e informações desta pesquisa possam contribuir para a elaboração de estratégias didáticas relacionadas aos estudos dos multiletramentos e usos das TDIC; desenvolvimento profissional docente; a valorização docente e das instituições públicas; compartilhamento das diversas iniciativas implementadas no contexto de distanciamento social; como também na elaboração de políticas públicas necessárias para a integração das TDIC em todas as modalidades da educação.Item Princípios fundamentais do Moodle : reflexões entre teorias e práticas.(2022) Thomaz, Alessander Pery Lopes; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Campos, Alexandra Resende; Costa Júnior, JoséAtualmente, a sociedade tem presenciado em curto espaço de tempo inúmeras transformações e mudanças atreladas ao avanço tecnológico. No campo educacional, os diferentes contextos têm evidenciado reflexos e desdobramentos sobre a práxis pedagógica. Nesse sentido, busca-se por meio desta pesquisa apresentar o conhecimento produzido a partir de teses e dissertações acerca dos princípios básicos do Moodle. Assim, o objetivo principal consistiu em refletir sobre os quatro conceitos principais do Moodle (Construtivismo, Construtivismo Social, Construcionismo, Comportamento Conectado e Separado) na utilização dos módulos de recursos e atividades do Moodle e como a prática dos atores (alunos, tutores, professores, designers instrucionais) pode ser baseada ou não por esses conceitos. Para tal, procedeu-se uma pesquisa para o levantamento de dados e informações em teses e dissertações junto a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio de descritores em consonância com os preceitos desta investigação. Como aportes teóricos para promovermos nossas reflexões, nos embasamos de Jean Piaget como base teórica do Construtivismo, Lev Vygotsky como base teórica do Construtivismo Social, Seymour Papert como base teórica do Construcionismo, Dougiamas e Taylor como base teórica do Comportamento Conectado e Separado. Evidenciou-se por meio desta pesquisa que o Moodle tanto pode oferecer recursos quanto pode estimular a educação com base construtivista, construcionista e construtivista social, porém docentes e tutores, para promover o processo de mediação pedagógica, precisam contemplar uma dinâmica de articulação que seja capaz de (re)dimensionar ações e práticas continuamente em face das novas demandas para melhor consubstanciar as atividades propostas e a prática de estudos dos discentes.Item Análise das mediações pedagógicas por meio dos fóruns no ambiente virtual de aprendizagem Moodle.(2020) Falcão, Hugo Machado; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Mozzer, Nilmara Braga; Vilela, Maria Aparecida Augusto SattoCom o advento do desenvolvimento científico-tecnológico várias transformações e mudanças têm sido ocasionadas na vida das pessoas e da sociedade em geral. No campo educacional, os reflexos resultantes do processo de evolução social têm provocado desafios na promoção de novas práticas pedagógicas e novos olhares sobre o processo de mediação pedagógica que estão atrelados intrinsecamente às transformações digitais. As criações da prensa de impressão, do telefone, do rádio, da televisão e, mais recentemente, das novas tecnologias digitais da informação e comunicação (NTDICs), possibilitaram o desenvolvimento de uma modalidade educacional marcada pela separação ou distanciamento físico de professores e alunos, a chamada "Educação a Distância" (EaD). Essa modalidade evoluiu a partir das criações das mídias, até o desenvolvimento dos ambientes virtuais de aprendizagens (AVAs). Nessa pesquisa buscou-se identificar como a mediação pedagógica ocorre nos fóruns do AVA Moodle na formação de professores de Geografia na modalidade de educação a distância em uma instituição pública de ensino superior localizada no estado de Minas Gerais. Para tal, realizou-se entrevista semiestruturada com 5 docentes que lecionam no referido curso, além da análise de conteúdo do ambiente virtual de aprendizagem Moodle de uma turma que concluiu o curso. Os dados da pesquisa demonstram que há diferenças em termo de inserção/utilização de recursos tecnológicos e do desenvolvimento dos processos de mediação pedagógica, revelando-se de forma correlacionada com os indícios sobre a concepção de ensino e de aprendizagem que embasam o trabalho do professor.