DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Pais professores e o envolvimento com a educação dos filhos : contribuições da literatura sociológica de língua portuguesa, inglesa e francesa.(2018) Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoEste artigo apresenta resultados de uma ampla revisão bibliográfica sobre a temática “pais professores” em língua portuguesa, inglesa e francesa. Os resultados apresentados são frutos de um esforço para se conhecer o que tem sido investigado principalmente nos últimos anos no Brasil e em outros países sobre o tema e que corroboram a tese de um efeito pai professor na vida escolar dos filhos. A sua relevância está na problematização da escolarização de uma determinada categoria profissional – a docência – e na contribuição para a ampliação dos estudos sobre as estratégias de mobilização familiar em prol da escolarização da prole.Item Bom aluno, bom filho : a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores.(2015) Nogueira, Marlice de Oliveira eO estudo apresentado faz parte de um conjunto de pesquisas realizadas desde 2008 acerca dos efeitos de um ser professor nas dinâmicas familiares e nas trajetórias escolares dos filhos. Este texto aborda os processos de construção de si vivenciados por filhos de pais e mães que exercem a docência como profissão, num universo de 40 famílias investigadas por meio de metodologia qualitativa. Os resultados mostram que os pais professores se mobilizam intensamente para favorecer a escolarização dos filhos, mas essa mobilização e os seus impactos na formação dos filhos não se dão de modo homogêneo nas diferentes famílias. A origem social, as condições de existência, as experiências docentes e as diferentes dinâmicas familiares modulam as práticas educativas dos pais professores e impactam sua relação com a vida escolar dos filhos, assim como produzem efeitos diferentes na vida das crianças, que vivenciam uma tensão constante entre a construção de si e a busca do sucesso escolar.