DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item A formação inicial de professores (as) de Educação Física e a inclusão de alunos (as) com deficiência no ensino regular : o currículo e a formação nas universidades públicas de Minas Gerais.(2022) Ferreira, Wander Luís; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Ungheri, Bruno Ocelli; Rhâme, MônicaEsta pesquisa decorre da preocupação com a formação inicial de professores(as) de Educação Física para atuar com alunos(as) com deficiência. O trabalho procura responder se os cursos de formação de Educação Física das universidades públicas de Minas Gerais estão formando os(as) futuros(as) professores(as) para o trabalho com alunos(as) com deficiência. Para isso, definimos, como objetivo geral,a análise das propostas curriculares dos cursos de formação inicial de professores(as) de Educação Física, numa perspectiva de inclusão de alunos(as) com deficiência no ensino regular. A pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa e foram constituídas, como lócus de investigação, as universidades públicas do Estado de Minas Gerais. Os critérios utilizados para a escolha das instituições participantes foram que ofertassem cursos de licenciatura em Educação Física, que estivessem localizadas no Estado de Minas Gerais e que pertencessem ao sistema público de ensino. Os dados foram construídos, inicialmente, a partir de um levantamento da legislação com o intuito de conhecer os documentos que regulamentam a formação de professores(as), em especial a formação de professores(as) de Educação Física nos cursos de licenciatura, como projetos políticos pedagógicos, matrizes curriculares e ementas dos cursos de formação de professores(as) de Educação Física. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e foram analisados com base no método análise de conteúdo, conforme orientado por Bardin (2009). Os achados da pesquisa revelam que as universidades públicas do Estado de Minas Gerais, por meio dos cursos de formação de professores(as) de Educação Física, incluem, em suas propostas curriculares, disciplinas e/ou conteúdos sobre educação especial e/ou inclusão de alunos(as) com deficiência ou inclusão escolar, mas ainda centram a questão da deficiência a uma perspectiva tradicional de atribuir as características intrínsecas da deficiência às dificuldades de sua escolarização, o que leva esses(as) professores(as) a uma postura de treinamento para esportes adaptados.Item Professores iniciantes de Educação Física : seus desafios, seus dilemas e suas aprendizagens profissionais.(2021) Fernandes, Júnia Mara; Nunes, Célia Maria Fernandes; Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Gariglio, José AngeloO ingresso na carreira docente é uma etapa importante do longo e contínuo processo de aprendizagens que constitui a formação de professores e se configura como uma fase de transição, na qual esses indivíduos passam da condição de estudantes para profissionais e têm seus conhecimentos confrontados com a realidade escolar. Durante esse período, os professores podem experimentar diferentes estágios, como o choque com a realidade e o entusiasmo inicial com a profissão. O início da docência em Educação Física apresenta singularidades decorrentes das especificidades da própria disciplina e da posição que ela ocupa na hierarquia curricular. Nesse sentido, o objetivo desta investigação consistiu em analisar o processo de iniciação à docência em Educação Física, na perspectiva dos professores egressos da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida a partir dos seguintes instrumentos de obtenção de dados: questionário e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa cinco professores de Educação Física egressos da referida instituição com até cinco anos de atuação profissional na Educação Básica. Os resultados mostraram que as condições de trabalho encontradas por esses professores favoreceram o estágio de “sobrevivência”. Para os participantes, o início da docência foi marcado pela falta de perspectivas e de estabilidade na carreira, em contextos de trabalho determinados pela precariedade estrutural e material das aulas de Educação Física. Dentre os aspectos importantes do processo de iniciação à docência, os mais enfatizados pelos participantes foram os desafios encontrados no contexto escolar. Os professores listaram 18 dilemas ou situações adversas que prejudicaram sua atuação profissional, como: a falta de estabilidade na carreira, o choque com a realidade, a precariedade de espaço e de materiais específicos para o desenvolvimento das aulas, as intempéries do tempo, a falta de interesse dos alunos em participar das aulas e a resistência deles em relação aos conteúdos da Educação Física. Esses e outros dilemas foram responsáveis por desencadear diversos sentimentos negativos em relação à docência, como insegurança, apreensão, desânimo, frustração e desespero. Observamos que nem todos os professores entrevistados experimentaram o estágio da “descoberta”, porém todos vivenciaram a “sobrevivência”. Em relação às aprendizagens significativas ao processo de se tornar professor, os participantes destacaram a formação inicial, principalmente a vivência nos estágios e a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), os conhecimentos adquiridos com a própria prática, a autoformação baseada em consultas à internet, o diálogo com os pares e alguns cursos de pós-graduação realizados a partir das necessidades percebidas no contexto escolar.Item Gênero e sexualidade na educação física escolar : discussões presentes nas produções científicas do período de 2015 a 2019.(2021) Arreguy, Agnes Vasconcelos; Torres, Marco Antônio; Torres, Marco Antônio; Diniz, Margareth; Paixão, Jairo Antônio daDiante de uma realidade cada dia mais violenta e excludente para pessoas que não se encaixam na heteronormatividade, este trabalho visa verificar como as temáticas gênero e sexualidades vêm sendo articuladas pela Educação Física escolar nos contextos das produções científicas. A construção deste estado do conhecimento, se deu por meio de pesquisa bibliográfica. Para a qual realizou-se uma busca nos sites: da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior), da SciELO (Scientific Electronic Library Online), da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), assim como em repositórios de das universidades públicas federais localizadas no estado de Minas Gerais. Foram encontrados 31 trabalhos que, após serem divididos por temas, foram analisados. Utilizando como aporte teórico, autores pósestruturalistas como: Michel Foucault, Judith Butler, Guacira Louro, entre outros, é que este estudo trabalha com os conceitos de gênero e sexualidades. As pesquisas foram subdivididas em grupos de acordo com seus focos de investigação e, de forma geral, constatou-se que a área da Educação Física escolar apresenta discussões incipientes sobre gênero e sexualidades quando comparadas as pesquisas da área da Educação. Uma vez que a licenciatura é justamente onde suas propostas se interseccionam, esperava-se que seus discursos fossem mais próximos. Além disso, evidencia-se o fato de que apenas o grupo 5 compila investigações onde as experiências escolares de indivíduos LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e +) são realmente abordadas. Enquanto os demais grupos apresentam abordagens ainda biologicistas sobre a ideia de gênero e sexualidades. Neste sentido, acredita-se que este atraso pode contribuir com a manutenção da invisibilidade das demais representatividades de performatividade de gênero, como os LGBTI+ na Educação Física escolar.