DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    “Sério, tia, que você é a tia do meu avô?” : relações avós e netos das camadas populares e processo de alfabetização.
    (2022) Moreira, Larissa Souza; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues; Reis, Lilian Perdigão Caixêta
    A aprendizagem ao longo da vida vem sendo reconhecida como um novo pilar do envelhecimento ativo, juntamente com a melhoria das condições de saúde e com a participação em diferentes atividades. Todo esse ganho se deve, entre outros fatores, à importância que se tem dado à informação e ao conhecimento para permanecermos saudáveis e ativos socialmente. Nesse sentido, esta pesquisa está inserida no debate sobre a relação família - escola e as relações intergeracionais, trazendo contribuições relevantes para a Sociologia da Educação e a Sociologia da Família. A partir da discussão oferecida por autores clássicos e contemporâneos da Sociologia da Educação, como Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, entre outros e dos que discutem a relação avós e netos como Coutrim e Figueiredo; Cristina Dias; Rosa Azambuja, entre outros, trouxemos como questão central da investigação a seguinte indagação: qual a influência do processo de escolarização tardia dos avós cuidadores nas práticas educativas dos netos em fase de alfabetização ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental? O principal objetivo da pesquisa foi analisar a influência do processo de escolarização tardia dos avós cuidadores nas práticas educativas dos netos em fase de alfabetização ou nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A investigação foi executada em Mariana, MG, e a metodologia seguiu a abordagem qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas observações orientadas e entrevistas com três idosos (duas mulheres e um homem) que estão cursando a sala de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos e que são responsáveis ou corresponsáveis pelos cuidados de netos. Também foram feitas entrevistas com três netos (duas meninas e um menino) que são cuidados por seus avós e que estão em alfabetização ou cursando o os primeiros anos do Ensino Fundamental I. Os depoimentos do avô e das avós e de seu/sua neto/a foram transcritos e analisados à luz da bibliografia e das anotações do caderno de campo. Os principais resultados nos mostraram que: a escola e o envolvimento com a educação impactam positivamente nos laços entre avós e netos e cria entre eles uma relação de cumplicidade e aprendizado mútuo; embora tenham baixa escolaridade, os avós transmitem valores e oferecem apoio emocional às crianças sob sua guarda e/ou cuidado, e isso se reflete no desempenho escolar das crianças; as crianças se mostram animadas e prontas para ajudarem os avós nas atividades escolares, caso seja necessário, e há uma troca de conhecimento e de elogios em torno dos cadernos, da escrita, dos desenhos e outras atividades e materiais escolares. Assim sendo, torna-se necessário que sejam criadas e fortalecidas políticas públicas que consolidem condições para que cada vez mais idosos realizem o sonho de voltar a estudar, pois os benefícios da aprendizagem vão muito além da satisfação própria, atravessando gerações e impactando na vida dos netos.
  • Item
    A prática docente na EJA multisseriada.
    (2019) Ribeiro, Ada Guimarães; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Nogueira, Vera Lúcia
    A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996 e, nas últimas décadas, vem sendo alvo de intensas pesquisas e indagações no cenário educacional brasileiro. Com o objetivo de contribuir ainda mais para os estudos sobre a modalidade no país, este trabalho procurou investigar a prática docente em uma classe multisseriada na Educação de Jovens e Adultos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A organização do ensino na EJA em classes multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma realidade nos cinco municípios da Região dos Inconfidentes aqui investigados. Partimos do pressuposto de que professores atuantes em espaços multisseriados lidam diariamente com desafios e estabelecem inúmeras estratégias de trabalho nesses contextos. Para confirmar a nossa hipótese, buscamos compreender, portanto, quais são os desafios e quais são as estratégias mediadas pela prática de um desses profissionais. Em um estudo realizado do tipo estado do conhecimento, verificamos que pouco tem sido produzido sobre a multisseriação na EJA. Assim, o referencial teórico apresentado neste trabalho constituiu-se por estudos realizados sobre a EJA, sobre a multisseriação e sobre a prática docente na EJA. O caminho metodológico escolhido teve como base a abordagem qualitativa. Quatro profissionais atuantes em escolas públicas/municipais, localizadas em Mariana-MG, Acaiaca -MG, Diogo de Vasconcelos-MG e em Ouro Preto-MG participaram desta pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram dois questionários, um utilizado para a obtenção de dados sobre o perfil dos professores e um utilizado para a obtenção de dados sobre as políticas de EJA em cada município investigado. Além disso, realizamos uma entrevista do tipo semiestruturada com professores da EJA e a observação de sua prática docente, com o diário de campo, para registrar as observações realizadas. Ao final da investigação, para a apreciação dos dados obtidos, foram empregadas as técnicas da análise de conteúdo. Os resultados revelam que promover discussões sobre a prática docente no campo da EJA é uma ação extremamente necessária, a grande questão não é apenas o fazer pedagógico, mas sim, inúmeros fatores que estão vinculados a ação educativa, como: questões políticas, formação inicial e continuada dos professores, a oferta de materiais e recursos para a modalidade, a heterogeneidade das turmas, a falta de apoio, suporte pedagógico, e os processos avaliativos realizados pelos professores e pelo sistema escolar. Os professores entrevistados apontaram os desafios enfrentados por eles em suas práticas docentes: atender todos os alunos em suas necessidades e em suas expectativas; a heterogeneidade das turmas; a falta de apoio pedagógico nas escolas; a dificuldade na administração dos conteúdos para a prática docente na EJA multisseriada; a elaboração de planejamentos e elaboração de atividades diferenciadas para os alunos e, a falta de material específico para trabalhar com essa modalidade. Na observação da prática docente, mesmo com os desafios e as dificuldades apontadas pela professora, foi possível notar ações de dedicação, compromisso, esforço, e, carinho pela modalidade, pelos alunos. Observamos aulas dinâmicas, um planejamento flexível e atividades diferenciadas para atenderem aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos da turma observada. Destacamos aqui a urgência em continuar pensando a EJA em suas singularidades, em suas particularidades, como uma modalidade de ensino que necessita da efetivação/reparo das suas bases legais para a promoção e garantia de uma educação de qualidade aos sujeitos que nela frequentam ou irão frequentar. Acreditamos que as informações aqui apresentadas enriquecerão o campo de análise das práticas docente na EJA, e, claro, na EJA multisseriada.
  • Item
    A “evasão” de jovens e adultos na EJA no município de Ouro Preto- MG : trajetórias interrompidas.
    (2018) Carvalho, Débora Bogioni Pira de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha
    No contexto educacional, sobretudo na trajetória de conquistas dos direitos à educação pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é possível vislumbrar diversas razões de ordem social e, principalmente, econômica que concorrem para a evasão escolar dentro de tal modalidade de ensino. Os desafios e as discussões sobre evasão na EJA dentro das instituições escolares são recorrentes, no entanto, há poucas produções científico-acadêmicas acerca dessa temática. Determinados autores fundamentaram a presente pesquisa, como Freire (1982; 2015), Gadotti (2007), Romão (2007), Haddad (2000, 2007), Arroyo (2005), Soares (2008), entre outros. Assim, fazendo uso das abordagens qualitativa e quantitativa, esta pesquisa tem como objetivo investigar a evasão escolar na educação das pessoas jovens e adultas e o cenário escolhido para a sua realização são duas escolas estaduais, sendo uma localizada na sede e outra na zona rural do município de Ouro Preto/MG. O instrumento de pesquisa escolhido para esta investigação foi a entrevista narrativa com os discentes evadidos, o que permitiu uma maior aproximação e interação com os participantes. Os dados produzidos foram avaliados por meio da Análise do Conteúdo, com o intuito de se levantar elementos de reflexão acerca da problemática estudada nesta pesquisa. Os resultados desta pesquisa indicam, como fatores que levam à evasão escolar na EJA mais recorrentes, e que são externos ao ambiente escolar: o trabalho, a gravidez precoce na adolescência, problemas de saúde, distância da moradia em relação à escola, dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos, a falta de transporte público, a questão da baixa autoestima, o cansaço, a violência nas escolas e as políticas que não contemplam a diversidade e as necessidades da EJA. Evidencia-se, também, dentre os aspectos internos à escola, questões significativas e desafiadoras nas trajetórias escolares dos educandos como a questão geracional, a falta de formação docente, a dificuldade de aprendizagem dos conteúdos, a falta de avaliação diferenciada, a falta de currículos específicos, a falta de recursos pedagógicos, as precárias condições do trabalho docente e a ausência de acompanhamento escolar. Espera-se que os resultados aqui obtidos possam colaborar com os estudos desenvolvidos na área da Educação, em especial com as discussões acerca da evasão na EJA, reconhecendo-se as trajetórias de vida dos educandos, na procura por uma educação emancipadora de qualidade.