DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    "A gente é tão importante na vida dos alunos" : a valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental.
    (2018) Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Cunha, Maria Amália de Almeida
    Esta pesquisa discute a valorização docente, um dos aspectos centrais para o desenvolvimento educacional e para a satisfação profissional dos (as) professores (as). Sendo assim, a investigação buscou analisar a valorização docente nas narrativas de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, discutiram-se as políticas de valorização docente implantadas no Brasil após a Constituição Federal de 1988, as quais têm orientado, de maneira dominante, os estudos sobre a temática no país. Como metodologia da pesquisa de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas narrativas com cinco professoras deste segmento atuantes em distintas escolas da zona urbana da Rede Municipal de Educação de Mariana, Minas Gerais. A pesquisa contou ainda com a aplicação de questionário de perfil e com um caderno de campo, os quais possibilitaram a construção do perfil individual e coletivo das professoras participantes da investigação e a caracterização das escolas onde lecionam. Os dados obtidos a partir da análise das narrativas foram agrupados nas seguintes categorias: As condições de trabalho na rede municipal, a relação educativa com o (a) aluno (a), a relação família e escola e a socialização entre pares. Constatou-se que, na perspectiva das professoras pesquisadas, a valorização docente ultrapassa as questões objetivas contempladas pelas políticas educacionais e envolvem também os aspectos de ordem subjetiva. Entre os achados da pesquisa, identificou-se a na necessidade de articulação entre as dimensões da profissão docente no que se refere à formação, remuneração, condições de trabalho e carreira, bem como a importância que os professores atribuem às interações humanas vivenciadas no exercício da profissão.