DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
13 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Nível socioeconômico e ensino superior : cálculo e aplicações.(2007) Rodrigues, Erica Castilho; Matos, Daniel Abud Seabra; Ferreira, Aline dos SantosOs objetivos desta pesquisa foram: a) elaborar uma medida do nível socioeconômico para o ensino superior, a partir da técnica da Teoria de Resposta ao Item; b) ilustrar a aplicação do indicador de ní- vel socioeconômico por meio da análise da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); c) analisar e comparar o nível socioeconômico dos cursos de graduação e institutos da UFOP. Usamos os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 1.210 alunos ingressantes na UFOP em 31 cursos de graduação no primeiro semestre de 2013. Utilizamos a Teoria de Resposta ao Item, mais especificamente o modelo para respostas graduadas. Dentre os principais resultados, destacamos: a UFOP apresentou um percentual expressivo de alunos nos estratos mais baixos de nível socioeconômico; uma grande discrepância quando comparamos os cursos de graduação e institutos da UFOP; os alunos que utilizaram política afirmativa no SISU para ingressar na UFOP possuem mediana menor do nível socioeconômico em comparação com estudantes que não utilizaram política afirmativa (evidência empí- rica de que as cotas estão cumprindo uma função de inclusão social); a importância da utilização de indicadores educacionais como o nível socioeconômico para que a instituição possa planejar e monitorar adequadamente suas políticas de gestão educacional.Item A educação clínica como metodologia pedagógica : investigação sobre a aplicação da psicanálise na área educacional em Minas Gerais.(2009) Moura, Francisco de Assis; Silva, Talitha ElenO objetivo deste artigo é demonstrar o quanto os conceitos psicanalíticos contribuíram para o ato transformador que pretende a escola. Para isso, foi feita uma análise exaustiva de diretrizes educacionais do estado de Minas Gerais, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Ciclo Inicial de Alfabetização e do Conteúdo Básico Comum, com o intuito de averiguar não só os aspectos subjetivos presentes direta ou indiretamente nesses materiais, como encontramos, mas também de observar o que se mantém ou é reformulado de um material a outro, confirmando que os mais recentes se baseiam principalmente nos PCN’s, com poucas ressalvas. Analisamos o planejamento pedagógico de uma escola municipal da região e constatamos que a subjetividade, indiretamente presente nas diretrizes, mantém-se naquela realidade. Entretanto, constatamos que, nas diretrizes e no projeto pedagógico, a menção ou consideração que seja da subjetividade do professor no processo de ensino-aprendizagem é escassa ou nula.Item População negra e civilização : uma análise a partir do estabelecimento da obrigatoriedade escolar em Minas Gerais (1830-1850).(2009) Fonseca, Marcus ViníciusEste artigo analisa o processo de estabelecimento da obrigatoriedade escolar como elemento de mediação entre o perfil racial da população e a ideia de civilização que orientou o processo de construção da educação em Minas Gerais. No século XIX, havia predomínio absoluto dos negros na população mineira e isso pode ser tomado como referência para que a ideia de obrigatoriedade escolar assumisse a condição de instrumento de normatização e controle de certos aspectos deste segmento populacional. Para tratar dessas questões, utilizamos como referência a documentação censitária que, nos anos de 1830, processou a contagem da população de Minas Gerais, Relatórios de Presidente de Província, memórias e relatos de viagem de indivíduos que travaram contanto com a sociedade mineira na primeira metade do século XIX.Item O predomínio dos negros nas escolas de Minas Gerais do século XIX.(2009) Fonseca, Marcus ViníciusO período que compreende os anos de 1820 a 1850 marca o início da construção e da estruturação de uma política de instrução pública com objetivo de educar o povo da província de Minas Gerais. Este artigo procura analisar o nível de relação entre esse processo e o segmento mais expressivo dentro da estrutura demográfica de Minas Gerais, ou seja, a população negra livre. Para realizar a análise, utilizamos como referência uma documentação censitária que tentou contabilizar a população de todos os distritos mineiros e registrou as crianças que estavam nas escolas. A partir do registro censitário, construímos um perfil racial das escolas, confrontando-o com informações fornecidas por outros documentos (listas de professores, relatos de viajantes, memórias) que revelaram uma presença majoritária dos negros nas escolas de instrução elementar. A interpretação que produzimos em relação à presença dos negros nas escolas mineira indica que essa instituição era um dos elementos acionados por esse grupo com objetivo de afirmação no espaço social. Em relação a isso, destaca-se o fato de que a escolarização adquiriu significados específicos em meio à população negra, ou seja, representava a sua inserção na cultura letrada, mas também uma forma de demarcar um distanciamento do mundo da escravidão e uma demonstração de domínio dos códigos de conduta das pessoas livres.Item Gravidez na adolescência : revendo a hipótese de empowerment.(2009) Deslandes, KeilaDiscutir sobre gravidez na adolescência tem sido recorrente na mídia, na sociedade comum e nos discursos de especialistas e educadores. Nos debates, dois argumentos são fundamentais. Por um lado, o aumento da taxa de fecundidade da adolescência, diferentemente das tendências atuais de redução do número de filhos por mulher adulta. Por outro lado, o tema do “desperdício da juventude” ou do “fracasso da transição entre a infância e a idade adulta”. Revendo esses debates, pretendemos com este artigo associar a gravidez na adolescência à hipótese de empowerment de gênero, a fim de subsidiar novas propostas de intervenção psicossocial relacionadas à temática.Item Educação na maturidade : fazendo história com prazer de ensinar e aprender.(2007) Rola, Hebe Maria; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Castro, Ederson de; Cunha, Niceia Aparecida da; Mendes, Tágila MariaEste relato discute a experiência de um grupo de professores e alunos do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o ensino de pessoas com mais de 50 anos. A proposta do curso, iniciado este ano, foi de proporcionar a essas pessoas meios para a reflexão a respeito da própria existência e de seu papel na sociedade. As disciplinas são, então, distribuídas em: língua portuguesa, língua espanhola, história local e direitos do idoso. A metodologia de aula consiste no uso de recursos que possibilitem a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. Os resultados têm sido surpreendentes tanto no que diz respeito à discussão dos temas propostos e à aquisição de conhecimento, quanto à mudança de atitude desses alunos diante da vida e da sociedade.Item Idosos trabalhadores : perdas e ganhos nas relações intergeracionais.(2006) Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoEste artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada com idosos de baixa renda que trabalham informalmente nas ruas de Belo Horizonte. As condições de escassez material fazem com que a coabitação seja recorrente entre estes indivíduos, contudo, esta estratégia para diminuir o impacto da pobreza permite às famílias estabelecer também trocas intergeracionais. Se, de um lado, existe o conflito devido à intensa convivência entre várias gerações, de outro, existe a solidariedade e o amparo mútuo dos familiares. Os idosos trabalhadores ocupam papel econômico central na vida das famílias em que os mais jovens estão desempregados ou subempregados, e, assumindo o papel de provedores do domicílio, os idosos mantêm o poder de negociação com as demais gerações com que convivem.Item Apontamentos em relação às formas de tratamento dos negros pela história da educação.(2009) Fonseca, Marcus ViníciusEste artigo tem como objetivo reunir parte da bibliografia sobre os negros na historiografia educacional tentando destacar as principais características da produção que ocorre nesta área. Confere destaque a um posicionamento que mais recentemente começa a reivindicar a constituição de uma dimensão particular da historiografia e que deveria se constituir como uma história da educação dos negros. O artigo procura demonstrar os riscos inerentes a este tipo de operação no âmbito da historiografia educacional brasileira e defende a necessidade de uma mudança de postura dos historiadores no sentido de integrar de forma plena os negros à história da educação.Item Apontamentos para uma problematização das formas de classificação racial dos negros no século XIX.(2009) Fonseca, Marcus ViníciusNeste artigo procuramos elaborar uma problematização dos diferentes termos utilizados para classificar a população negra de Minas Gerais, durante o século XIX. No centro desta problematização está a contestação da tradição de entendimento que atribui significado apenas à miscigenação e a tentativa de colocar em evidência o significado social dos termos que subdividiam a população negra em vários grupos. Para tratar destas questões utilizamos como referência uma documentação censitária que, nos anos de 1830, processou a contagem da população de Minas Gerais.Item Um olhar clínico na sala de aula : uma nova metodologia pedagógica?(2005) Moura, Francisco de AssisO objetivo deste artigo é refletir sobre a importância dos fenômenos inconscientes nos processos educativos. Durante a construção da psicanálise Freud indagou por várias vezes sobre os reais efeitos da função psíquica face aos múltiplos espaços sociais em que o ser humano está inserido: o contexto educacional é um deles. Discutimos de que forma o processo de aprendizagem, nos seus múltiplos entraves, pode fazer o sujeito manifestar-se, levando em conta aspectos subjetivos e intersubjetivos implícitos na relação professor, aluno e conhecimento. Defendemos a idéia de que um olhar clínico sobre o fenômeno educacional escolar é um recurso possível para fazer eclodir o sujeito.