DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    A trajetória da professora Hebe Maria Rôla Santos no contexto educacional da cidade de Mariana-MG (1960-1990).
    (2021) Tavares, Ana Maria; Hamdan, Juliana Cesário; Hamdan, Juliana Cesário; Chamon, Carla Simone; Jardilino, José Rubens Lima
    Esta pesquisa se insere na linha de pesquisa Formação de Professores, Instituições e História da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Seu objetivo é analisar a trajetória da professora Hebe Maria Rôla Santos entre 1960 e 1990, seu período de maior atuação na cidade de Mariana-MG. A professora Hebe Maria Rôla Santos é licenciada em Língua Portuguesa e Francesa e possui especialização em produção de textos, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982). Dona Hebe Rôla, como é conhecida, atuou como diretora e professora de várias instituições de ensino: na Escola Estadual de Bandeirantes; na Escola Estadual Dom Silvério, colégio que ajudou a fundar; na Escola Estadual Coronel Benjamim Guimarães, onde atuou como diretora; na Pontifícia Universidade Católica; e na Universidade Federal de Ouro Preto, onde é professora emérita. Dona Hebe é escritora, folclorista e foi a primeira mulher a presidir a Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes, desde 2017. Aos 89 anos, continua atuante na sociedade marianense, e desenvolve diversos projetos no âmbito da educação, da cultura e da preservação patrimonial. Para a metodologia, o principal instrumento de geração de dados se deu pela realização de entrevistas com a biografada. Assim, procurei refletir sobre a metodologia da história oral como um percurso teórico e também uma fonte privilegiada para esclarecer trajetórias de vida e sobre a importância das reflexões sobre memórias. Optei pelo aporte teórico da Nova História, por considerar que esta trouxe diversas inovações e incluiu a história das mulheres. Este trabalho se propôs, assim, a conhecer Dona Hebe Rôla, como professora e gestora de escolas públicas, para compreender a natureza de suas práticas e buscar responder em que medida elas podem ser consideradas inovadoras, ou não, em relação aos métodos e aos discursos que estavam sendo propostos no período analisado. Além disso, buscou-se conhecer que fatores presentes na trajetória da professora permitiram que ela tivesse uma atuação diferenciada e se destacasse como professora na cidade de MarianaMG. Em relação às práticas educativas da professora, concluímos que muitas estavam em consonância com as leis e os pareceres que estavam em vigor no período analisado, porém Dona Hebe inovou ao modificar essas práticas de acordo com a realidade da escola e da sala de aula.