DEEDU - Departamento de Educação
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Item Peace or violence : a ambiguidade dos discursos educacionais de acolhida e proteção pela confissão identitária.(2021) Dallapicula, Catarina; Lima, Gabriela Pereira da Cunha; Soares, Guilherme; Diniz, MargarethUsando como mote a canção “Peace or Violence”, em que o artista belga de ascendência ruandesa Stromae questiona se o “V” é um símbolo de paz ou violência, este artigo analisa os discursos de duas notícias para pensar os processos de inclusão escolar pela confissão identitária de pessoas que não se enquadram na heterocisnormatividade regida pela branquitude. As narrativas midiáticas apresentam processos de violência institucional direcionadas à performance de gênero e à sexualidade de estudantes. Questionamos como as identidades são assumidas pelas instituições em práticas que visam a inclusão, mas também podem reverberar em violências, entrando em um debate existente sobre os ganhos e perdas no uso das identidades como estratégia de acesso a direitos perante uma matriz de dominação em que diferentes marcadores identitários se interseccionam.Item Sexualidade e educação : debates sobre o discurso pedagógico e emergência do diálogo em ambiente escolar.(2022) Soares, Guilherme; Diniz, Margareth; Diniz, Margareth; Torres, Marco Antônio; Ferrari, AndersonA presente pesquisa buscou investigar como o discurso pedagógico opera com a sexualidade e com as diversidades sexuais no ambiente escolar brasileiro. Para tanto, nos apropriamos da análise bibliográfica para compreendermos o cenário de produções acadêmicas sobre a temática e nos utilizamos, também, de um grupo focal com alunos e alunas do primeiro período de Pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto a fim de extrairmos as percepções sobre os discursos pedagógicos sobre sexualidade nas escolas onde estudaram. Deste modo, pudemos evidenciar, a partir das conversas do grupo focal, as pregnâncias e os tensionamentos do discurso pedagógico quando se abordam as questões sobre sexualidade nas escolas. Deste modo, foi possível reconhecer que a sexualidade é um campo de disputas no cenário educacional onde, de um lado o discurso pedagógico atua, em boa medida, pela manutenção da cisheteronormatividade e de outro lado os/as estudantes que interrogam ou acolhem este discurso. Buscamos, ainda, em nossas análises, evidenciar, a partir dos relatos dos alunos e alunas participantes desta pesquisa, as pregnâncias discursivas que interditam, fiscalizam e reduzem a sexualidade às esferas da Biologia e da Medicina, discursos hegemônicos até então, interrogando esses discursos a partir das teorias de Michel Foucault, Guacira Lopes Louro, Rogério Diniz Junqueira, dentre outros. Concluímos assim, que o discurso pedagógico atual se encontra em constante tensão, denunciando opressões e violências, trazendo à tona vidas silenciadas e estabelecendo possíveis diálogos emergentes na vida escolar.