DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    A metodologia das produções narrativas na pedagogia da alternância : contribuições para o projeto profissional do jovem.
    (2021) Santos, Marcelo Loures dos; Carvalho, Eduarda Santos de Oliveira
    O presente trabalho busca avaliar as contribuições de uma Escola Família Agrícola de Minas Gerais para a formação técnica de seus estudantes. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas semiestruturadas com 05 (cinco) estudantes sobre sua trajetória de vida e estudantil, além de entrevistas de avaliação com os estudantes participantes e uma professora da instituição sobre o desenvolvimento do Projeto Profissional do Jovem na EFA. O artigo tem como marco teórico-metodológico a Metodologia das Produções Narrativas. Os resultados sugerem aproximação entre a proposta da Metodologia das Produções Narrativas com os referenciais da pedagogia da alternância utilizados pelas EFAs; a importância das Escolas Famílias Agrícola para uma educação contextualizada para os povos do campo e as dificuldades enfrentadas pelos egressos para a implementação dos Projetos Profissionais do Jovem.
  • Item
    Cante lá que eu canto cá : a experiência do grupo GiraCampo no território dos Inconfidentes.
    (2020) Campos, Alexandra Resende; Marcatti, Amanda Aparecida; Santos, Marcelo Loures dos; Honorato, Juscimara dos Santos; Carvalho, Eduarda Santos de Oliveira; Vaz, André Geraldo Gilberto Alves
    O GiraCampo UFOP é um grupo de pesquisa e ação, que realiza atividades de ensino, extensão e pesquisa em torno das temáticas Educação do Campo e Agroecologia no Território dos Inconfidentes. Tem como princípios ações que integrem os saberes científicos e populares, valorizando e reconhecendo ambos como necessários para uma educação transformadora. No âmbito do ensino, possui um Grupo de Estudos que realiza encontros regulares de formação sobre distintas temáticas; Grupo de Trabalho voltado para a construção de uma rede de Ed. do Campo no Território dos Inconfidentes, contribuindo também na formação de professores que lecionam em escolas do campo. Na pesquisa, desenvolve investigações através das Metodologias de Produção Narrativa com estudantes do Curso de LICENA da UFV, bem como escolas da região do Rio Doce. Na Extensão faz o acompanhamento da implementação das Diretrizes para a Ed. do Campo e Agroecologia em escolas públicas do campo e o organiza o estágio curricular na EFA-Paulo Freire.
  • Item
    Práticas pedagógicas em Agroecologia : o caso da Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio.
    (2020) Campos, Alexandra Resende; Vaz, André Geraldo Gilberto Alves; Marcatti, Amanda Aparecida; Santos, Marcelo Loures dos
    Como parte do processo de implementação das Diretrizes para a Educação Básica nas Escolas do Campo de Minas Gerais, através da Resolução 2820/2015, o Grupo de Pesquisa e Ação em Educação do Campo (GiraCampo – UFOP) vem realizando atividades formativas em algumas escolas estaduais da Região dos Inconfidentes. O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Coronel Nicolau Sampaio, cujo propósito foi articular a temática da Agroecologia com os conteúdos escolares, envolvendo as diferentes áreas do conhecimento. O trabalho tem propiciado troca de saberes populares entre moradores da comunidade, familiares, estudantes e professores, criação de horta na Escola, composteira, minhocário, formação pedagógica com a comunidade educativa sobre os princípios agroecológicos e sua relação com a Educação do Campo, entre outras atividades.
  • Item
    Aprendizagens e experiências : a licenciatura em educação do campo da UFMG como espaço de mediação entre movimentos sociais e universidade.
    (2016) Mari, Cézar Luiz De; Horácio, Amarildo Souza; Santos, Marcelo Loures dos
    Os autores deste artigo analisam a experiência de implantação das duas primeiras turmas do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo foi compreender os níveis da participação dos Movimentos Sociais que originaram a proposta e os processos educativos decorrentes do programa. A categoria Organicidade foi o guia das análises, destacando a necessária mediação político- -pedagógica dos sujeitos no projeto. Concluímos que a maior ou menor participação dos sujeitos consolida ou não o princípio educativo em projetos com foco em políticas para educação do campo.