DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Alfabetização de crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental: saberes e fazeres pedagógicos de professoras das redes pública e privada do município de Mariana/MG.
    (2020) Santos, Carine Soares dos; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Santiago, Mylene Cristina
    Pensar a prática do professor alfabetizador e o processo de aquisição do sistema de escrita pelo aluno tem sido um desafio constante, particularmente na contemporaneidade, Nesse caso, as ações do professor alfabetizador devem mobilizar conhecimentos e estratégias que melhor respondam às necessidades e demandas dos alunos. Considerando essa perspectiva, este estudo tem por objetivo analisar como as bases teórico-metodológicas, que fundamentam a alfabetização, se manifestam nas percepções e nas práticas de professoras do 1o ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares no município de Mariana, Minas Gerais. Para realizar a pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa e instrumentos como a entrevista semiestruturada e observações em campo. Participaram da pesquisa duas professoras, sendo uma de escola da rede particular e outra de escola da rede pública de ensino da cidade de Mariana/ MG. A análise dos dados foi organizada em duas etapas: na primeira, buscamos analisar as respostas das professoras às entrevistas como forma de compreender as percepções que possuem sobre o processo de alfabetização e o seu planejamento e organização do trabalho em sala de aula. Na segunda, buscamos apresentar práticas alfabetizadoras desenvolvidas pelas professoras a fim de compreendermos como as bases teórico-metodológicas do campo da alfabetização se manifestavam. Os resultados nos evidenciam que na fala das professoras os conceitos sobre a alfabetização não aparecem de forma clara demonstrando pouco domínio teórico no exercício de suas práticas. Por outro lado, ao observarmos as práticas, foi possível identificar a manifestação de determinadas bases teóricas no planejamento e na sua execução. Os dados nos levam a considerar que as práticas realizadas pelas professoras, de alguma forma, revelam a utilização de bases teórico-metodológicas da alfabetização, porém, as docentes não evidenciam clareza ou domínio ao falarem sobre as suas concepções. Tais resultados nos permitem considerar que as práticas, muitas vezes, se dão de maneira mecânica e pouco reflexiva, se apoiando em materiais prontos que consideram muito mais a perspectiva do ensino do que a aprendizagem dos alunos.