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Resultados da Pesquisa

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    Quando os avós administram os deveres escolares : práticas educativas de avós cuidadores dos netos.
    (2022) Rosa, Denise Costa; Carvalho, Tatiane Kelly Pinto de; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
    Atualmente, os avós desempenham importante papel na família, principalmente no cuidado dos netos. Inserido na discussão sobre a relação entre avós e netos, este artigo tem como objetivo discutir o papel dos avós cuidadores dos netos no processo de escolarização das crianças. A investigação foi realizada na cidade de Viçosa, MG, e a abordagem metodológica escolhida foi a de cunho qualitativo. A pesquisa empírica se baseou em entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares, que, por diversas circunstâncias, tornaram-se as principais responsáveis por seus netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos, que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. Concluiu-se que as avós entrevistadas mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e contam com a solidariedade de amigos e familiares para as práticas educativas no processo de escolarização deles.
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    Quando as obrigações escolares são administradas pelos avós : um estudo sobre as práticas educativas dos avós cuidadores dos netos.
    (2018) Rosa, Denise Costa; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Reis, Lilian Perdigão Caixêta
    Diversos estudos indicam que, atualmente, os avós têm desempenhado importante papel junto à família, principalmente no que diz respeito ao cuidado dos netos. Quando os avós são os principais responsáveis pelos netos, observamos que eles têm uma atenção especial ao processo de escolarização das crianças. Com o intuito de conhecer um pouco mais do universo da relação entre os avós e os netos, isto é, relações intergeracionais e o processo educativo, esta pesquisa teve como principal objetivo investigar como é construído o processo educativo na relação entre avós cuidadoras em tempo integral e seus netos. A questão que buscamos responder foi: como é construído o processo educativo na relação entre avós cuidadoras em tempo integral e seus netos? A investigação foi realizada na cidade de Viçosa (MG) e a abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa foram realizadas entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares que, por diversas circunstâncias familiares e pessoais, se tornaram as principais responsáveis por seus netos e vivem com eles na mesma residência. A proposta das entrevistas foi a de conhecer a vivência e rotina dessas mulheres no cuidado cotidiano de seus netos, bem como investigar quais são as práticas educativas desenvolvidas com vistas ao bom desempenho escolar dos netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos vai sendo construída ao longo do tempo e é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém, também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. As avós mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e as práticas educativas familiares contam não apenas com a boa vontade dessas responsáveis, mas também com uma relação de solidariedade com os familiares e amigos, que são solicitados por elas sempre que têm dificuldades nas questões relativas à aprendizagem escolar das crianças.