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    A prática docente na EJA multisseriada.
    (2019) Ribeiro, Ada Guimarães; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Jorge, Gláucia Maria dos Santos; Nogueira, Vera Lúcia
    A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996 e, nas últimas décadas, vem sendo alvo de intensas pesquisas e indagações no cenário educacional brasileiro. Com o objetivo de contribuir ainda mais para os estudos sobre a modalidade no país, este trabalho procurou investigar a prática docente em uma classe multisseriada na Educação de Jovens e Adultos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A organização do ensino na EJA em classes multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma realidade nos cinco municípios da Região dos Inconfidentes aqui investigados. Partimos do pressuposto de que professores atuantes em espaços multisseriados lidam diariamente com desafios e estabelecem inúmeras estratégias de trabalho nesses contextos. Para confirmar a nossa hipótese, buscamos compreender, portanto, quais são os desafios e quais são as estratégias mediadas pela prática de um desses profissionais. Em um estudo realizado do tipo estado do conhecimento, verificamos que pouco tem sido produzido sobre a multisseriação na EJA. Assim, o referencial teórico apresentado neste trabalho constituiu-se por estudos realizados sobre a EJA, sobre a multisseriação e sobre a prática docente na EJA. O caminho metodológico escolhido teve como base a abordagem qualitativa. Quatro profissionais atuantes em escolas públicas/municipais, localizadas em Mariana-MG, Acaiaca -MG, Diogo de Vasconcelos-MG e em Ouro Preto-MG participaram desta pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram dois questionários, um utilizado para a obtenção de dados sobre o perfil dos professores e um utilizado para a obtenção de dados sobre as políticas de EJA em cada município investigado. Além disso, realizamos uma entrevista do tipo semiestruturada com professores da EJA e a observação de sua prática docente, com o diário de campo, para registrar as observações realizadas. Ao final da investigação, para a apreciação dos dados obtidos, foram empregadas as técnicas da análise de conteúdo. Os resultados revelam que promover discussões sobre a prática docente no campo da EJA é uma ação extremamente necessária, a grande questão não é apenas o fazer pedagógico, mas sim, inúmeros fatores que estão vinculados a ação educativa, como: questões políticas, formação inicial e continuada dos professores, a oferta de materiais e recursos para a modalidade, a heterogeneidade das turmas, a falta de apoio, suporte pedagógico, e os processos avaliativos realizados pelos professores e pelo sistema escolar. Os professores entrevistados apontaram os desafios enfrentados por eles em suas práticas docentes: atender todos os alunos em suas necessidades e em suas expectativas; a heterogeneidade das turmas; a falta de apoio pedagógico nas escolas; a dificuldade na administração dos conteúdos para a prática docente na EJA multisseriada; a elaboração de planejamentos e elaboração de atividades diferenciadas para os alunos e, a falta de material específico para trabalhar com essa modalidade. Na observação da prática docente, mesmo com os desafios e as dificuldades apontadas pela professora, foi possível notar ações de dedicação, compromisso, esforço, e, carinho pela modalidade, pelos alunos. Observamos aulas dinâmicas, um planejamento flexível e atividades diferenciadas para atenderem aos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos da turma observada. Destacamos aqui a urgência em continuar pensando a EJA em suas singularidades, em suas particularidades, como uma modalidade de ensino que necessita da efetivação/reparo das suas bases legais para a promoção e garantia de uma educação de qualidade aos sujeitos que nela frequentam ou irão frequentar. Acreditamos que as informações aqui apresentadas enriquecerão o campo de análise das práticas docente na EJA, e, claro, na EJA multisseriada.