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Resultados da Pesquisa

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    Transição no ensino fundamental : a perspectiva de gestores, professores e alunos.
    (2023) Reis, Ludimila Maria da Silva; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Silva, Luciano Campos da; Falsarella, Ana Maria
    A presente pesquisa investigou a transição escolar dos anos iniciais aos anos finais do ensino fundamental. A investigação partiu do pressuposto, verificado na literatura sobre o tema, que, nesse momento de transição, diversos fatores se articulam e ocasionam dificuldades significativas para o itinerário escolar dos alunos e, consequentemente, influenciam o desempenho e a adaptação escolares dessas crianças e desses adolescentes. O objetivo geral da pesquisa foi compreender, sob a ótica de gestores, professores e alunos, o efeito da transição escolar dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental nos processos de escolarização dos alunos em duas instituições públicas que atendiam ao ensino fundamental localizadas nos municípios de Mariana-MG e Ouro Preto-MG. Para isso, foram adotados os seguintes objetivos específicos: 1) realizar, a partir da revisão bibliográfica, um levantamento de fatores que poderiam dificultar e/ou afetar a transição dos alunos para os anos finais do ensino fundamental, cotejando-os aos resultados da pesquisa; 2) identificar as percepções dos indivíduos sobre as dificuldades escolares mais significativas para o processo educacional dos alunos decorrentes da transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental; 3) verificar, nas escolas investigadas, aspectos que poderiam minimizar os impactos da transição dos alunos para os anos finais. Diante disso, para fundamentar a investigação foi utilizada a literatura produzida sobre transição no ensino fundamental, além de pesquisa em documentos curriculares. Com um desenho metodológico qualitativo, a geração de dados envolveu a aplicação de questionários a alunos e professores e entrevistas semiestruturadas com gestoras e pedagogas do 6o ano do ensino fundamental em duas escolas da rede pública de Ouro Preto- MG e Mariana-MG. Os principais resultados indicam que a dificuldade de adaptação discente se configurava, no 6o ano, como a mais importante dificuldade escolar. Concomitante a isso, observou-se que os alunos não estavam sendo educacionalmente preparados para lidar com as mudanças organizacionais e pedagógicas exigidas nessa nova etapa de escolarização. Dessa forma, observamos que, embora tivessem sido identificados alguns esforços das escolas para amenizar as dificuldades escolares vivenciadas pelos alunos no momento dessa transição escolar, eles eram fragmentados e, nem sempre, intencionais. Em suma, não se verificou, nas escolas analisadas, uma densa problematização desse processo, nem ações sistematizadas para tratá-lo, o que o torna praticamente invisibilizado nas discussões educacionais.