DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item A formação inicial de educadores de jovens e adultos nas universidades federais de Minas Gerais : a perspectiva dos pedagogos em formação.(2016) Queiroz, Ana Helena Oliveira; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Porcaro, Rosa Cristina; Silva, Fernanda Aparecida Oliveira RodriguesEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), cujo objetivo geral foi investigar as condições propostas nos cursos presenciais de Pedagogia para a formação inicial do educador de jovens e adultos nas Universidades Federais de Minas Gerais. Como objetivos específicos, buscou-se mapear os cursos de licenciatura em Pedagogia existentes em Minas Gerais; delinear a identidade formativa desses cursos em relação à Educação de Jovens e Adultos; e identificar os desafios que os graduandos que têm interesse profissional por essa modalidade de ensino enfrentam em sua trajetória formativa. O estudo utilizou-se das abordagens qualitativa e quantitativa. Na perspectiva desta última, foi aplicado um questionário para os graduandos dos cursos de Pedagogia, com questões fechadas. Uma abordagem mais qualitativa foi utilizada na pesquisa documental, quando analisados os projetos pedagógicos, e ao tratamento das questões abertas do questionário. A aplicação deste ocorreu via internet, por meio do Sistema on-line Google Drive. O campo de estudo desta pesquisa foi formado pelas Universidades Federais de Minas Gerais que possuem o curso presencial de licenciatura em Pedagogia, totalizando nove Instituições. O foco foi a compreensão do olhar e da percepção do aluno concluinte do curso de Pedagogia com relação ao processo de formação que possibilite a sua atuação na EJA. Os resultados indicaram que oito Instituições concordaram com a realização da pesquisa. Contou-se com um público de 45 graduandos, em sua maioria do sexo feminino, solteiros, com a faixa etária entre 18 e 24 anos. Constatou-se com base nas falas dos graduandos que estes acreditam na importância de uma formação para o docente que seja específica e voltada para a EJA. Além disso, verificou-se que os cursos de Pedagogia possuem disciplinas específicas e ações voltadas para o ensino do futuro educador da EJA nas Instituições. Porém, segundo as narrativas dos participantes da pesquisa, estas não são suficientes para preparar o profissional que atuará em tal modalidade, com uma formação que seja de qualidade e que atenda às especificidades do público da EJA.