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    Os estudos e a vida durante a pandemia de COVID-19 : vivências de jovens do ensino médio de uma escola pública de Mariana - MG.
    (2023) Pereira, Rodrigo Cesar Oliveira; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Silva, Luciano Campos da; Lacerda, Wania Maria Guimarães
    Em meados de março de 2020 o mundo foi assolado pela pandemia de COVID-19 e o Brasil passou a dividir com outros países a dor das primeiras mortes causadas pelo novo Coronavírus. O contágio rápido e perigosamente exponencial fez com que, mesmo perante a inércia do poder Executivo, medidas de cuidados e prevenção fossem indicadas e aplicadas. Uma dessas medidas foi a suspensão das aulas presenciais em todos os segmentos educacionais, ação que resultou em grandes transformações socioeducacionais nas realidades vividas por jovens estudantes em todo o país. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar os principais desafios sociais e educacionais impostos aos jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Mariana, em Minas Gerais, durante o ensino remoto emergencial, em consequência da pandemia de Coronavírus. A investigação teve viés qualitativo e além da pesquisa bibliográfica foram aplicados questionários a 67 jovens estudantes do 3o ano do Ensino Médio da escola selecionada nos seus três turnos de funcionamento. A partir dos questionários foram selecionados cinco jovens para a participação de um grupo focal. As análises foram orientadas pelas seguintes categorias: condições de acesso à internet, experiências adquiridas através do ensino remoto e relações familiares e com amigos. Os resultados demonstram que: O isolamento social provocado pela pandemia trouxe novos condicionantes das desigualdades sociais; mesmo frequentando a mesma escola pública estadual, os estudantes participantes da pesquisa apresentaram diferenças de acesso aos conteúdos, revelando clivagens sociais dentro de um mesmo espaço escolar; a estratégia de ensino remoto utilizada pelo Estado de Minas Gerais surtiu pouco ou nenhum efeito entre os estudantes participantes da pesquisa, que reconheceram a precariedade no processo de aprendizagem; os prejuízos observados na vida dos jovens estendeu-se para além das defasagens educacionais, apresentando reflexos nas vivências socioafetivas, em distúrbios emocionais e dificuldades de reintegração social. Concluímos que estes devem ser elementos a serem considerados como pontos de atenção e que exigem o estabelecimento de um esforço conjunto de políticas de Estado associadas ao apoio familiar.