DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item Estudantes trabalhadores de camadas populares em seu desafio cotidiano de conciliar trabalho e estudo.(2020) Pereira, Lucinea de Souza; Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as vivências universitárias de estudantes trabalhadores de camadas populares da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo sob a perspectiva da sociologia da educação, que traz entrevistas interpretativas com estudantes trabalhadores dos cursos de graduação que ingressaram na UFOP no segundo semestre de 2013. Os resultados revelaram o desafio pessoal de conciliar estudo e trabalho causando até a interrupção da formação escolar. Trata-se de um contingente muito expressivo nas universidades que é, na maioria dos casos, invisível para seus pares, seus professores e para a própria instituição.Item Trabalhar e estudar, eis a questão : os desafios enfrentados pelos estudantes trabalhadores da Universidade Federal de Ouro Preto.(2016) Pereira, Lucinea de Souza; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Portes, Écio AntônioA proposta desta pesquisa foi compreender como são construídas as vivências universitárias e a trajetória de longevidade escolar dos estudantes trabalhadores das camadas populares que estudam na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e, ingressaram na referida universidade via reserva de vaga social para famílias com renda bruta per capita familiar de até 1,5 salários mínimos. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e, para a pesquisa, foram escolhidos os estudantes que, no momento do trabalho de campo, cursavam o 5º período. Dentre o referencial teórico, destacam-se autores que debatem o processo de acesso e permanência de estudantes trabalhadores das camadas populares no Ensino Superior, como Furlani (1998), Mesquita (2010), Portes (1993, 2001), Terribili Filho (2007) e Zago (2000). Foram aplicados, via e-mail, 23 questionários e realizadas quatro entrevistas semi-dirigidas com estudantes que declararam trabalhar e residir em Mariana e Ouro Preto anteriormente ao ingresso na UFOP. As categorias de análises foram estruturadas de acordo com os eixos temáticos: longevidade escolar, o trabalho na vida do estudante universitário de camadas populares e as vivencias universitárias. Os principais resultados demonstram a dificuldade de conciliar estudo e trabalho sendo que, para os estudantes do turno integral, essa conciliação não foi possível e culminou com o abandono do trabalho. Os dados indicaram que a maioria desses estudantes iniciou seus trabalhos anteriormente à conclusão do Ensino Médio, e que, no contexto familiar, há a presença de familiares com pouca escolaridade e inseridos em ocupações de pouco prestígio social e baixo padrão de remuneração. Tais estudantes vivenciaram situações de interrupção da formação escolar, principalmente após a conclusão do Ensino Médio, e, ao ingressarem na universidade, tiveram dificuldades em adaptar ao seu ritmo e à forma de estudo no Ensino Superior. Em todas as histórias escolares pesquisadas, observou-se trajetórias marcadas pelo aproveitamento de oportunidades ao longo da escolarização e uma mobilização da família em torno da educação ou da presença de outras pessoas que incentivaram o prolongamento escolar desses estudantes de camadas populares.