DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Narrativa docente : um relato sobre as tecnologias no processo de formação docente.(Atena, 2019) Falcão, Hugo Machado; Paulo, Jacks Richard deNas últimas décadas vivemos um período de grandes mudanças em nossa sociedade. Com os avanços tecnológicos desta era da informação os professores precisam se adequar para utilizar as novas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Numa época em que a arte de narrar está em declínio este artigo pretende utilizar a narrativa para abordar a influência e o uso das tecnologias como ferramentas que modificaram a vida profissional e principalmente as práticas pedagógicas de um professor.Item Diálogo sobre a elaboração/construção de materiais didáticos táteis para inclusão de alunos cegos.(2020) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Ferreira, Wellington Rodrigo; Alves, Luan HenriqueEsta pesquisa tem o objetivo de analisar as contribuições da utilização de recurso tátil para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, a partir de experiência com a construção/adaptação de recursos a serem utilizados por alunos cegos. Assim, os recursos didáticos foram construídos pelos discentes com intuito de potencializar o ensino sob a perspectiva inclusiva. Os dados da pesquisa revelaram que tal vivência aponta para novas possibilidades práticas de produção de recursos didáticos e práticas inovadoras.Item Gamificação na educação : aproximações, estratégias e potencialidades.(2018) Souza, Flávio Marcelo Gabriel de; Paulo, Jacks Richard deEste artigo tem o intuito de compreender como a gamificação tem sido pensada como ferramenta didático-pedagógica sob a perspectiva dos Pedagogos. Para tal, participaram por meio do método netnográfico, profesores que atuam na Educação Básica de quatro instituições de ensino, localizadas em dois estados do Brasil. Os resultados demonstram que a gamificação tanto pode potencializar as práticas pedagógicas quanto contribuir para um aprendizado em que Imigrantes e Nativos digitais se aproximem pela cibercultura.